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Título: Motivação na organização pública: um estudo de caso no setor de exportação dos Correios: São Paulo
Autor(es): Monteiro, Viviane Sandra
Orientador(es): Camarotto, Melaine Roberta
Palavras-chave: Administração de pessoal
Motivação no trabalho
Ambiente de trabalho
Personnel management
Employee motivation
Work environment
Data do documento: 17-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MONTEIRO, Viviane Sandra. Motivação na organização pública: um estudo de caso no setor de exportação dos Correios: São Paulo. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como tema Motivação na Organização Pública: um estudo de caso no setor de exportação dos Correios – São Paulo com o objetivo de verificar os fatores que influenciam na motivação dos colaboradores do setor de exportação dos Correios São Paulo (CTCI/SÃO PAULO/GMEXP), para isso o estudo foi fundamentado na pesquisa bibliográfica identificando teorias e fatores motivacionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicando o método quantitativo e qualitativo. A coletada de dados foi via questionário com perguntas fechadas considerando os fatores motivacionais, tais como: salários, benefícios, estabilidade, relacionamento com colegas e superiores, carreira, reconhecimento, responsabilidade, participação nas decisões, entre outros. Portanto, para abordar a real percepção dos colaboradores houve somente uma questão aberta. A análise de dados partiu do pressuposto da teoria das necessidades de Maslow, facilitando a categorização dos fatores motivacionais de acordo com as necessidades primárias, de segurança, de estima, sociais e auto-realização. Os resultados obtidos permitem dizer que o principal fator motivacional que necessita investimento em prol da motivação dos colaboradores é a infraestrutura (condições de trabalho), em seguida o fator aumento de salário. Com isso, conclui-se que os colaboradores se importam com as condições de trabalho para desempenhar com eficácia suas tarefas, e que é um fator que possibilita bem estar aos colaboradores e melhora a qualidade do serviço prestado pela organização. Porém, não podemos esquecer que a motivação depende de variáveis individuais (intrínsecas) e variáveis organizacionais (extrínsecas), devendo sempre levar em consideração a realidade da organização, como também, as necessidades características de cada colaborador. Por fim, o estudo ressalta a importância de mais pesquisas e estudos sobre motivação na organização pública, porque com o colaborador motivado os serviços prestados à população tendem a ter mais qualidade, eficiência e eficácia.
Abstract: This work had as theme Motivation in Public Organization: a case study in the export sector of Correios - São Paulo in order to verify the factors that influence the motivation of the employees of the export sector Correios São Paulo (CTCI/SÃO PAULO/GMEXP) for this study was based on literature search identifying theories and motivational factors. This is an exploratory research, using quantitative and qualitative methods. The data was collected way questionnaire with closed questions considering the motivational factors, such as salaries, benefits, stability, relationship with colleagues and superiors, career, recognition, responsibility, participation in decisions, among others. Therefore, to address the real perception of the employees there was only an open question. Data analysis began with the assumption of the theory of Maslow's needs, facilitating categorization of motivational factors according to the primary needs, safety, esteem, social, and self-fulfillment. The results obtained allow us to say that the main motivational factor that needs investment for better motivation of employees is the infrastructure (conditions of work), then the wage increase factor. Whit this, it is concluded that employees care about the working conditions to effectively perform their tasks, and that is a factor that allows welfare to employees and improves the quality of service provided by the organization. However, we can not forget that motivation depends on individual variables (intrinsic) and organizational variables (extrinsic), must always take into account the reality of the organization, but also the needs of each employee characteristics. Finally, the study emphasizes the importance of more research and studies on motivation in the public organization, because motivated employees with the services rendered to the population tend to have more quality, efficiency and effectiveness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23056
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