Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gercyvania Lucia Fernandes
dc.date.accessioned2020-11-25T17:59:41Z-
dc.date.available2020-11-25T17:59:41Z-
dc.date.issued2014-04-05
dc.identifier.citationLIMA, Gercyvania Lucia Fernandes. Logística reversa como diferencial competitivo nos Correios. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23030-
dc.description.abstractGiven the current competitive conditions, found in key international markets, it has become necessary that large corporations should act continuously in reducing the costs of their products and processes. For industry and for retail, this statement is no longer just a concern but has become the crux of their survival against new standards imposed by the financial and productive globalization. Aiming to increase the competitiveness of Correios Reverse Logistics solution, both by adding additional values to potential customers as well as by improving the efficiency of the service offered, Correios has presented the Correios Reverse Logistics solution as a complementary service to the series of parcel services. Its features seek to include the key success factors in relation to capillarity, flexibility, reliability of the parcel service and convenience in the service request. The success of the new service is based on the capillarity of Correios's Logistics, the portfolio consisting of the best parcel services in the Brazilian market and the reliability of the Correios brand for performing a critical customer marketing activity of the company: the aftermarket. Considering the scenario, this paper aims to identify the situation that led Correios, a company of Public Management, to become competitive and innovative, showing its suitability according to the market demands. For such, it will analyze theoptions for collection and distribution, types of services and their evolutions, market scenario, business structure, among others. Local information was obtained through an interview with the Head of the Parcels Department (DEENC). It is possible to conclude that, even belonging to the Public Management, Correios manages to stand out before private companies in the area of Reverse Logistics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectConcorrência (Psicologia)pt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectCompetition (Psychology)pt_BR
dc.subjectBusiness logisticspt_BR
dc.titleLogística reversa como diferencial competitivo nos Correiospt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDiante das atuais condições de competitividade, instaladas nos principais mercados internacionais, tornou-se necessário, às grandes corporações, atuar, de forma contínua, na redução dos custos de seus produtos e processos. Para a indústria e para o varejo, tal afirmativa deixou de ser apenas uma preocupação, para tornar-se o ponto crucial de sua sobrevivência frente aos novos parâmetros impostos pelas globalizações financeira e produtiva. Objetivando aumentar a competitividade da solução Correios Logística Reversa, seja por meio da agregação de valores adicionais aos potenciais clientes, bem como pela melhoria da eficiência do serviço oferecido, os Correios tem apresentado a solução Correios Logística Reversa como um serviço complementar agregado à linha de serviços de encomendas. Suas características procuram contemplar os fatores-chave de sucesso no tocante à capilaridade, flexibilidade, confiabilidade de serviços de encomendas e comodidade na solicitação de serviços. O sucesso do novo composto de serviço se baseia na capilaridade logística dos Correios, no portfólio composto pelos melhores serviços de encomendas do mercado brasileiro e na confiabilidade da marca Correios para a realização de atividade crítica do marketing das empresas clientes: a pós-venda. Considerando o cenário, o presente trabalho tem como proposta identificar a situação que levou os Correios, uma empresa de Gestão Pública, tornar-se competitiva e inovadora, mostrando sua adequação conforme demanda do mercado; para tanto, serão analisados as opções de coleta, distribuição, tipos de serviços e suas evoluções, cenário do mercado, estrutura empresarial, entre outros. As informações locais foram obtidas através de pesquisas com o Departamento de Encomendas (DEENC), sendo possível concluir que mesmo os Correios sendo uma empresa de Gestão Pública, ela consegue se destacar frente as empresas privadas no segmento da Logística Reversa.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Rauber, Denise
dc.contributor.referee1Rauber, Denise
dc.contributor.referee2Rauber, Denise
dc.contributor.referee3Rauber, Denise
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programGestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_12.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
592,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.