Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23020
Título: Comunicação organizacional: uma poderosa ferramenta na gestão pública
Autor(es): Sousa, Ana Carolina de
Orientador(es): Aguiar, Audrey Merlin Leonardi de
Palavras-chave: Comunicação nas organizações
Comunicação na administração pública
Administração municipal
Administração pública
Communication in organizations
Communication in public administration
Municipal government
Public administration
Data do documento: 12-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOUSA, Ana Carolina de. Comunicação organizacional: uma poderosa ferramenta na gestão pública. 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as oportunidades e ameaças da comunicação organizacional no processo licitatório em uma organização pública, assim como os departamentos envolvidos e a importância desta ferramenta. O local a ser estudado será os setores administrativos da FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri. Para a realização deste trabalho, foi considerada a importância da seriedade da utilização do dinheiro público e de como é realizado o processo licitatório para aquisição de bens e serviços para a Fundação. Durante este processo de licitação existem diversos departamentos envolvidos, por isso a necessidade de se estudar a comunicação interna organizacional. Na pesquisa foi utilizado o conhecimento ao longo do curso, teorias de grandes administradores juntamente com uma pesquisa de campo para avaliar como esta sendo a comunicação entre os departamentos. Os resultados apurados mostram pontos positivos, apontando a importância da comunicação organizacional.
Abstract: This study aims to analyze what opportunities and threats of organizational communication in the bidding process in a public organization, as well as the departments involved and the importance of this tool. The area to be studied will be the administrative sectors of FIEB - Institute of Education Barueri. For this work, we considered the importance of the seriousness of the use of public money and how the bidding process for procurement of goods and services for the Trust is conducted. During the bidding process there are many departments involved, so the need to study the internal organizational communication. In research knowledge throughout the course, theories of great managers along with a field survey to assess how this is the communication between departments was used. The calculated results show good points, emphasizing the importance of organizational communication.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23020
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_02.pdf559,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.