Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rubens Lima da
dc.date.accessioned2020-11-25T17:57:27Z-
dc.date.available2020-11-25T17:57:27Z-
dc.date.issued2014-04-05
dc.identifier.citationSILVA, Rubens Lima da. Orientação profissional na educação de jovens e adultos em Osasco - SP. 2014. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22986-
dc.description.abstractThis monograph aims to show , through case study , a description of the Youth and Adult Education , adult education , through a project of Vocational Guidance allied to AYE in Osasco - SP . Proposes an analysis of the integrated curriculum , along with the concept of dual teaching , in which case a pedagogue teacher and a coach educator. Each doing joint planning and using the prior knowledge of students , leading them to overcome their difficulties by working as an educational principle . That is, using the knowledge of the students in their daily life and work , looking a meaningful education for such students in the footsteps of educator Paulo Freire , Marx , Gramsci , Saviani , Arroyo , Marise Ramos , Carmen Sylvia among others . A few years back there were many financial investments to invest in education, since the EJA , has emerged as a priority need . Create opportunities for the population , mostly working massively , an education geared to their interests means not only an option for a strategy and methodology appropriate to the working class , equipping it to fully exercise their rights of citizenship , encouraging the development of a consciousness criticism, but also expand the action to vocational activities to offer , along with increased enrollment , options for the improvement of life . Thus , if basing these assumptions , two initiatives that took shape : the first concerns the construction of vocational training model in the municipality ; the second , to trial a project that linked elevation of education and professionalization , the object of our pesquisa.Portanto thus born the OPEJA - Vocational Guidance in Youth and Adult Education . Resulting from many experiences of work done in the city , focusing on youth and adult education and vocational training, vocational guidance for Youth and Adults , in Osasco design that gets its name from OPEJA , linking the rise of the school guidance professional. The path traveled so far to achieve and project implementation , partnerships held , pedagogical and methodological conception which it is based , as well as information and data of service are described in this paper .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Orientação profissionalpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectTeaching - Vocacional guidancept_BR
dc.titleOrientação profissional na educação de jovens e adultos em Osasco - SPpt_BR
dc.title.alternativeVocational guidance in education for youth and adults in Osasco - SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta Monografia tem o objetivo de mostrar, através do estudo de caso, uma descrição sobre a Educação de Jovens e Adultos, EJA, por meio de um projeto de Orientação Profissional aliada a EJA no município de Osasco-SP. Propõe uma análise do currículo integrado, juntamente com o conceito de dupla docência, sendo nesse caso um professor pedagogo e um educador técnico. Cada qual fazendo planejamento conjunto e utilizando os conhecimentos prévios dos educandos, levando-os a superar suas dificuldades através do trabalho como princípio educativo. Ou seja, usando os conhecimentos dos educandos em sua vida cotidiana e laboral, procura-se uma educação significativa para tais educandos, nos passos do educador Paulo Freire, Marx, Gramsci, Saviani, Arroyo, Marise Ramos, Carmen Sylvia entre outros. De uns anos para cá houve muitas inversões financeiras para investir em educação, desde então a EJA, tem se configurado como uma necessidade prioritária. Oportunizar à população, em sua maioria maciçamente trabalhadora, uma educação voltada aos seus interesses significa, não só uma opção por uma estratégia e metodologia adequada à classe trabalhadora, instrumentalizando-a para exercer plenamente os seus direitos de cidadania, proporcionando o desenvolvimento de uma consciência crítica, mas também ampliar as ações para atividades profissionalizantes de forma a oferecer, junto ao aumento da escolarização, opções para a melhora de vida. Dessa forma, se pautando nessas premissas, que duas iniciativas tomaram forma: a primeira diz respeito à construção do modelo de formação profissional no município; a segunda, à experimentação de um projeto que vinculava elevação de escolaridade e profissionalização, objeto de nossa pesquisa.Portanto desse modo nasce a OPEJA – Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos. Resultando das muitas experiências de trabalhos desenvolvidos no município, focando-se na educação de jovens e adultos e à formação profissional, a Orientação Profissional de Jovens e Adultos, Projeto que em Osasco recebe o nome de OPEJA, que une a elevação de escolarização à orientação profissional. O trajeto até aqui percorrido para a consecução e implantação do projeto, as parcerias realizadas, a concepção pedagógica e metodológica que o fundamentam, assim como as informações e dados de atendimento são descritos neste trabalho.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Herus
dc.contributor.advisor-co1Palaro, Ricardo
dc.contributor.referee1Pontes, Herus
dc.contributor.referee2Iop, Jozeane
dc.contributor.referee3Silva, Aldine Nogueira da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lll_2014_20.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.