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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22979
Título: | Transparência no serviço público: acesso a informações da Prefeitura e Câmara Municipal de Paranavaí - PR |
Autor(es): | Oliveira, Adalberto Garcia de |
Orientador(es): | Valmorbida, Sandra Mara Iesbik |
Palavras-chave: | Administração pública Transparência na administração pública Administração municipal Ética política Public administration Transparency in government Municipal government Political ethics |
Data do documento: | 20-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | OLIVEIRA, Adalberto Garcia de. Transparência no serviço público: acesso a informações da Prefeitura e Câmara Municipal de Paranavaí - PR. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | A Administração Pública brasileira apresenta um número crescente de atos de improbidade, o que faz com que as contas dos órgãos municipais, estaduais e federais, estejam constantemente em déficit. A seriedade, transparência e a ética são adjetivos que a população já não mais observa em seus governantes, assim vive em meio a desânimo e descrédito. Diante disso há a necessidade de que os governos sejam cada vez mais transparentes. Atualmente há meios para que o governo divulgue suas ações, assim deve-se seguir normas definidas na Constituição Federal e outros meios jurídicos para que as atividades estejam de acordo com a legalidade exigida, e possam evitar que os processos decisórios deixem de consentir as finalidades às quais foram designadas. O presente trabalho se pauta na busca de tornar evidente do que se trata Transparência em Órgãos Públicos, lançando mão por tanto, de pesquisa em livros e outras fontes bibliográficas, que consigam descrever a temática do estudo, como também fazer trabalho de campo, fazendo aplicação de questionário, focando prioritariamente nos poderes Legislativo e Executivo da cidade de Paranavaí, na figura da Câmara Municipal de Paranavaí e da Prefeitura Municipal de Paranavaí. Com a aplicação dos questionários, para cerca de 30 pessoas (munícipes e servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal de Paranavaí), pode-se verificar que por mais que as pessoas acreditem ser necessária a transparência, a grande maioria não buscam por saber como o dinheiro público tem sido investido, uma vez que não participam de sessões na Câmara de Vereadores e não acessam o portal da transparência. |
Abstract: | The Brazilian Public Administration presents an increasing number of acts of misconduct , which causes the accounts of municipal agencies , state and federal , are constantly in deficit. The seriousness, transparency and ethics are adjectives that people no longer observed in their rulers , and lives amid dismay and disbelief . Therefore there is a need that governments are increasingly transparent . Currently there are ways for the government to release their actions , so should follow standards set by the Constitution and other legal means for activities comply with the required legality , and may prevent the decision-making processes cease to allow the purposes for which have been designated. This work is guided in the pursuit of making clear what it is Transparency in Public Bodies , making use therefore, to search for books and other library resources , they can describe the subject of study , but also do field work, making application questionnaire , focusing primarily on legislative and executive of the city of Paranavaí , in the figure of the City of Paranavaí and the City of Paranavaí . With the questionnaires to about 30 people ( citizens and servants of City Hall and City Hall Paranavaí ) , it can be seen that while people believe are necessary transparency , the vast majority do not seek to know how the public money has been invested , since it does not participate in sessions in the City Council and not access the portal of transparency. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22979 |
Aparece nas coleções: | PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância |
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