Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22974
Título: | A importância da qualidade de vida no trabalho: o caso de uma ETEC |
Autor(es): | Mello, Roger Soares de Jesus |
Orientador(es): | Camarotto, Melaine Roberta |
Palavras-chave: | Administração de pessoal Qualidade de vida no trabalho Professores - Satisfação no trabalho Personnel management Quality of work life Teachers - Job satisfaction |
Data do documento: | 22-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | MELLO, Roger Soares de Jesus. A importância da qualidade de vida no trabalho: o caso de uma ETEC. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a Importância dada a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), os estudos com base na Qualidade de Vida no Trabalho vem auxiliando as organizações que querem melhorar seu capital humano. A Escola Técnica Estadual (ETEC) em questão vem sofrendo com desgaste referente à carga horária dos docentes, nesta pesquisa visa analisar como os docentes dos cursos técnicos atuam em varias jornadas de trabalho e desempenham papéis profissionais diversificados, percebem como afeta Qualidade de Vida no Trabalho. Para avaliar a percepção do nível de QVT destes docentes, utilizou-se questionário apresentando questões que abordavam os fatores de Qualidade de Vida no Trabalho. O estudo iniciasse descrevendo o histórico e evolução do conceito de QVT. De acordo com a pesquisa, concluiu-se que estes docentes percebem que sua qualidade de vida no trabalho apresenta um nível elevado nas atividades de docência, mas concordam que a carga horária de trabalho esta afetando sua Qualidade de Vida. Com base nos resultados, sugere-se propostas de implantação de práticas de qualidade de vida no trabalho destes profissionais, como implementar estratégias que melhorem a carga horária, políticas de contratação, divisão de trabalho. |
Abstract: | This work had as its theme the importance given to Quality of Work Life ( QWL ) , studies based on the Quality of Working Life is supporting organizations that want to improve their human capital . The Technical School ( ETEC ) in question has suffered from wear related to the workload of teachers , this study aims to examine how teachers of technical courses operate in several hours of work and play diverse professional roles , realize how it affects Quality of Work Life . To assess the perceived level of QWL these teachers , we used questionnaire featuring questions that addressed factors Quality of Working Life . The study initiated describing the history and evolution of the concept of QWL . According to the survey, it was concluded that these teachers realize that their quality of work life presents a high level in teaching activities , but agree that the workload is affecting your quality of life. Based on the results , it is suggested proposals to implement practices of quality of life in these professionals , how to implement strategies to improve workload , hiring policies , division of labor. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22974 |
Aparece nas coleções: | PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_GP_III_2014_19.pdf | 510,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.