Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessolato, Hélio
dc.date.accessioned2020-11-25T17:56:15Z-
dc.date.available2020-11-25T17:56:15Z-
dc.date.issued2014-03-22
dc.identifier.citationPESSOLATO, Hélio. Participação docente no planejamento estratégico escolar: um estudo de caso na Escola Técnica Estadual de Cotia - SP. 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22953-
dc.description.abstractThis research was developed at a Technical School, located in the city of Cotia, São Paulo, to analyze and reflect on practices of strategic planning of teachers and difficulties encountered for their voluntary participation. This research also wanted to raise and analyze the mechanisms of stimulus to this participation. The Technical School called Etec, belongs to the Paula Souza Technological Education State Center. It is an autarchy of the State Government of São Paulo linked to the Department of Economic Development, Science and Technology. Nowadays it runs 211 Technical Schools (Etecs) and 56 College of Technology (Fatecs) in 161 municipalities of São Paulo. The data were collected through interviews and questionnaires to reflect the vision of each category in relation to the theme participation in planning. When we look at the results of the research we found out that the lack of communication and alignment between the team manager and the team teaching is still the biggest obstacle to effective teacher participation in the process of developing the strategic planning of the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEscolas técnicaspt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectTechnical institutept_BR
dc.titleParticipação docente no planejamento estratégico escolar: um estudo de caso na Escola Técnica Estadual de Cotia - SPpt_BR
dc.title.alternativeTeacher participation in school strategic planning: a case study from the Technical School of Cotiapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida em uma Escola Técnica Estadual, situada na cidade de Cotia na grande São Paulo com o objetivo de analisar e refletir sobre as práticas de planejamento estratégico dos docentes, bem como as dificuldades encontradas para a participação voluntária dos mesmos assim como levantar e analisar mecanismos de estímulo a esta participação. A Escola Técnica Estadual em referência (doravante chamada de Etec), pertence ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que administra hoje 211 escolas técnicas (Etecs) e 56 faculdades de tecnologia (Fatecs) estaduais em 161 municípios de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevistas e questionários e tratados de forma a refletir a visão de cada categoria em relação ao tema participação no planejamento. Ao analisarmos o resultado das pesquisas verificamos que a falta de comunicação e o alinhamento entre a equipe gestora e a equipe docente ainda é o maior entrave para a efetiva participação docente no processo de elaboração do planejamento estratégico da unidade escolar.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Eduardo Bernardes de
dc.contributor.referee1Não consta
dc.contributor.referee2Não consta
dc.contributor.referee3Não consta
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_III_2014_10.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.