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dc.creatorCarletto, Charlane Larissa Dresch-
dc.date.accessioned2017-08-14T19:18:06Z-
dc.date.available2017-08-14T19:18:06Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationCARLETTO, Charlane Larissa Dresch. Representações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambiente. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2290-
dc.description.abstractThis research aimed to identify the social representations about Chemistry and Environment of high school students of a country school located in the State of Paraná, as well as to investigate relationships between these representations and Environmental Education. In order to do so, it was based on the theoretical and methodological support of Theory of Social Representations and on the analysis of content referring to the dissertation questions. Data were collected through a free recall questionnaire, consisting of identification questions (age, sex and year / series in which he / she studies), two free recall questions and eight essay questions. The inductive terms were Chemistry and Environment. It is concluded that in general, for the group of students studied, Chemistry and the Environment are distant, suggesting the need to intervene Environmental Education in a globalizing bias. It was also observed that Chemistry, for them, is represented socially associated with the school universe, especially in a perspective of experimental science. The Environment is seen as something to be cared for and preserved, after all we need it to live. With this, an anthropocentric view can be affirmed, which places nature as a use of our use as humanity. In this way, we are considering implications for the teaching of Environmental Chemistry, with the practice of EE in a critical and reflexive bias towards socio-environmental problems.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.titleRepresentações sociais de estudantes do ensino médio em escola do campo sobre química e meio ambientept_BR
dc.title.alternativeSocial representations of high school students in the country school on chemistry and environmentpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa objetivou-se identificar as representações sociais sobre Química e Meio Ambiente de estudantes do ensino médio de uma escola do campo situada no Estado do Paraná, assim como, investigar relações entre essas representações com a Educação Ambiental. Para tanto, fundamentou-se no suporte teórico e metodológico da Teoria das Representações Sociais e na análise de conteúdo referente às questões dissertativas. Os dados foram coletados por meio de questionário de evocação livre, constituído de questões de identificação (idade, sexo e ano/série em que estuda), duas questões de evocação livre e oito questões dissertativas. Os termos indutores foram Química e Meio Ambiente. Concluí-se que, de maneira geral, para o grupo de estudantes pesquisados a Química e o Meio Ambiente estão distantes, sugerindo a necessidade de intervir a Educação Ambiental em um viés globalizante. Constatou-se ainda que a Química, para eles, é representada socialmente associada ao universo escolar, especialmente em uma perspectiva de ciência experimental. Já o Meio Ambiente é visto como algo a ser cuidado e preservado, afinal precisamos dele para viver. Com isso, pode-se afirmar uma visão antropocêntrica, que coloca a natureza como serventia do nosso uso enquanto humanidade. Desse modo, estimam-se implicações para o ensino de Química voltado ao Meio Ambiente, com a prática da EA em um viés crítico e reflexivo perante os problemas socioambientais.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4622869679086951pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826917150806263pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guimarães, Elisete-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8097715074109048pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.referee2Piovezana, Leonel-
dc.contributor.referee3Guimarães, Elisete-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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