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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22883
Título: | Promoção da saúde e qualidade de vida através da educação ambiental |
Autor(es): | Bicudo, Cíntia |
Orientador(es): | Feltrin, Valdemar Padilha |
Palavras-chave: | Sustentabilidade e meio ambiente Educação ambiental Qualidade de vida Sustainability and the environment Environmental education Quality of life |
Data do documento: | 4-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BICUDO, Cíntia. Promoção da saúde e qualidade de vida através da educação ambiental 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Introduzir atitudes sustentáveis na cultura ocidental é possível através da educação ambiental e muita força de vontade. Um dos obstáculos a superar é a forma como a educação ambiental é trabalhada no ensino regular, ela é vista como um evento na escola e não parte do processo de aprendizagem, outro obstáculo é o conhecimento do professor sobre o assunto. A pesquisa teve como objetivo selecionar dados científicos que ajudem o professor a humanizar os demais indivíduos, para que percebam que fazem parte da natureza e que preservar o ambiente é uma questão de sobrevivência. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, mediante análise sistemática de livros, periódicos, banco de dados relacionados ao assunto em questão. Em termos de resultados, constatou-se que quanto maior o nível da tecnologia alcançada pelo homem, maior sua responsabilidade sobre ela. Observou-se também que as pessoas de baixa renda estão mais vulneráveis a riscos involuntários. Por isso, o trabalho sintetiza ações sustentáveis que podem ser praticadas por qualquer indivíduo, indiferente de sua classe social. |
Abstract: | To introduce sustainable attitudes in Western culture is possible through environmental education and a lot of willpower. One of the obstacles to overcome is the way how environmental education is worked in regular education. Environmental education is seen as an event in the school and not part of the learning process, another obstacle is the teacher's lack of knowledge on the subject. The research aimed to select scientific data that will help the teacher to humanize the other individuals, so that they realize they are part of nature and that preserving the environment is a matter of survival. The investigation was developed through literature research, through systematic analysis of books, journals and database related to the subject matter data. In terms of results, it was found that the higher the level of technology achieved by man, the greater his responsibility about it. It was also observed that the low income people are more vulnerable to involuntary risks. Therefore, the work synthesizes sustainable actions that can be practiced by any individual, regardless of his social class. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22883 |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
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