Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22871
Título: Avaliação da percepção ambiental dos moradores do bairro Condá da cidade de Medianeira por intermédio de alunos do ensino fundamental I
Autor(es): Schmitz, Roseli Maria
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Gestão integrada de resíduos sólidos
Coleta seletiva de lixo
Percepção
Integrated solid waste management
Refuse collection
Perception
Data do documento: 11-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SCHMITZ, Roseli Maria. Avaliação da percepção ambiental dos moradores do bairro Condá da cidade de Medianeira por intermédio de alunos do ensino fundamental I. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a percepção ambiental, tendo como objetivo geral avaliar como o meio ambiente é percebido pelos moradores do bairro Condá na cidade de Medianeira, por intermédio dos alunos da escola municipal Idalina Pasquotto Bonatto com o foco em resíduos sólidos e a política dos 3R’s para, a partir do levantamento das percepções e práticas dos alunos a respeito de meio ambiente e problemas ambientais, bem como suas inter-relações com os atores sociais envolvidos no processo, subsidiar o desenvolvimento de projetos de educação ambiental interdisciplinar e participativos ao currículo escolar. Aplicou-se questionários aos alunos, professores e colaboradores, as percepções sobre temas ambientais como meio ambiente, água e lixo foram analisadas resultando em categorias de respostas. Notaram-se em ralação aos temas abordados, que os alunos se consideram os principais responsáveis por cuidar do meio ambiente, sendo este de fundamental importância para nossa sobrevivência, fazendo parte dele também animais e plantas. Em ralação a água, esta ficou relacionada à vida, e mesmo assim a maioria dos entrevistados a classificam como sendo um recurso esgotável pelo desperdício, poluição e falta de conscientização das pessoas. O lixo ficou relacionado a tudo que não pode mais ser reutilizado ou reciclado, coisas que não utilizamos mais e jogamos fora. A percepção dos envolvidos está bastante favorável e podem orientar no desenvolvimento de trabalhos voltados à melhoria da comunidade em geral e também no desenvolvimento de projetos de educação ambiental dentro da escola. É possível também orientar na implantação de um projeto de coleta seletiva na instituição, e também a utilização da pratica da política dos 3R’s, reduzir, reciclar e reutilizar, já que os alunos demonstraram ter conhecimento sobre o assunto.
Abstract: This work had as thematic the environment perception, having as general objective to evaluate as the environment is perceived by the residents of Condá neighborhood in the city of Medianeira, through Idalina Pasquotto Bonatto municipal school students with the focus in solid residues and the 3R's politics for, from the survey of the perceptions and practice of the pupils about environment and environmental problems, as well as its Inter-relations with the involved social actors in the process, to subsidize the development of interdisciplinary environmental education projects and participatives to the school resume. One applied questionnaires to the pupils, teachers and collaborators, the perceptions on environmental subjects as environment, water and garbage had been analyzed resulting in answers categories. They noticed in relation to the boarded subjects, that the pupils consider themselves the main responsables for taking care of the environment, being this of basic importance for our survival, being also animals and plants part of it. In relation to the water, this was related to the life, and exactly thus, the majority of the interviewed ones classified it as being an exhaustible resource for wastefulness, pollution and lack of people awareness. The garbage was related to everything that cannot be reused or recycled anymore, things that we do not use anymore and we throw out. The perception of the involved ones is really favorable and can guide in the development of works directed to the community improvement in general and also in the development of environmental education projects in the school. It is also possible to guide the introduction of a project of selective collection in the institution, and also the use of practices of the 3R’s politics, to reduce, to recycle and to reuse, since the pupils had demonstrated to have knowledge on the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22871
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_10.pdf500,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.