Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22869
Título: | Uma visão socioambiental do cooperativismo popular em busca da sustentabilidade econômica do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | A social-environmental vision of popular cooperativism in search of economic sustainability in Brazil |
Autor(es): | Bednarz, Emerson Laurindo |
Orientador(es): | Fernandes, Carlos Aparecido |
Palavras-chave: | Cooperação Educação e Estado Ciência - Sociedades, etc. Cooperativeness Education and state Science - Societies, etc |
Data do documento: | 25-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BEDNARZ, Emerson Laurindo. Uma visão socioambiental do cooperativismo popular em busca da sustentabilidade econômica do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática A natureza é cooperativista por excelência, como o sol, por exemplo, que fornece luz para as plantas sintetizarem a fotossíntese e sendo assim poderem perpetuar a vida em nosso planeta. Nisto mostra a importância da cooperação que deve ser incentivada na nossa sociedade como norma da conduta. As universidades de uma maneira geral estão baseadas em filosofias elitistas e os alunos consequentemente estão inseridos num modelo capitalista competitivo que não observa o outro como um cooperado e sim como um concorrente pelo consumismo desenfreado. A visão educacional no mundo está compartimentada em segmentos, isto ocasiona meias verdades e ocasiona sérios problemas na sociedade, pois, a visão total e verdadeira fica comprometida, a geral e holística fica em segundo plano A humanidade e sociedade pede passagem para outro tipo de educação e consequentemente outro tipo de atitude, aquela que é dilatada os pontos de vista pela interdisciplinaridade do conhecimento, tornando assim holística. As incubadoras tecnológicas populares vêm como uma solução e ponto chave para orientação da sociedade distorcida pela imoralidade e falta de ética daqueles que deveriam dar uma resposta científica e com valores espirituais de cooperação compartilhamento e consequentemente justiça social. Estas incubadoras são em sua essência formada por pessoas de conhecimento multidisciplinar que buscam a sua interdisciplinaridade e finalmente o resultado desta síntese que é a transdisciplinaridade, ou, seja ultrapassando todos os limites para ter uma visão mais real. O conhecimento devido à falta de uma metodologia mais abrangente criou as maiores atrocidades já vistas na sociedade pela falta da ampliação da consciência que se tornou inoperante, ineficiente e débil. As incubadoras cooperativas populares devem ser estimuladas, melhoradas, dadas mais atenção, pois, possuem estas todas as capacidades potenciais para contribuir de uma maneira mais efetiva e abrangente para o benefício de todos principalmente dos mais necessitados. Estas que são objeto central deste estudo são de suma importância para que a sociedade tenha um contrapeso neste desequilíbrio acarretado pela falta de eficiência do poder público principalmente na questão social, para ter possibilidades da própria sociedade se alto organizar sem ficar na dependência e caridade de políticas públicas. |
Abstract: | This work has as its theme Nature is cooperative, par excellence, as the sun, for example, that provides light for plants to synthesize photosynthesis and thus be able to perpetuate life on our planet. In this, it shows the importance of cooperation that should be encouraged in our society as a norm of conduct. Universities in general are based on elitist philosophies and students are consequently inserted in a competitive capitalist model that does not observe the other as a cooperative but as a competitor for unbridled consumerism. The world view of education is compartmentalized into segments, this causes half truths and causes serious problems in society, because the total and true vision is compromised, the general and holistic is in the background. Humanity and society asks for passage to another type of education and consequently another type of attitude, one that is expanded by interdisciplinary knowledge, thus making it holistic. Popular technological incubators come as a solution and key point for society’s orientation distorted by the immorality and unethicalness of those who should give a scientific response and with spiritual values of cooperation sharing and consequently social justice. These incubators are essentially people of multidisciplinary knowledge that seeks its interdisciplinarity and finally the result of this synthesis that is the transdisciplinarity, or, surpassing all the limits to have a more real vision. Knowledge due to the lack of a more comprehensive methodology has created the greatest atrocities ever seen in society by the lack of the widening of consciousness that has become ineffective, inefficient, and weak. Popular cooperative incubators should be stimulated, improved, given more attention because they have all the potential capacities to contribute in a more effective and comprehensive way for the benefit of all especially the most needy. These are central objects of this study are of paramount importance for society to have a counterbalance in this imbalance caused by the lack of efficiency of the public power mainly in the social question, to have possibilities of the own society if high to organize without being in the dependence and charity of policies public policies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22869 |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
visaocooperativismosustentabilidadebrasil.pdf | 809,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.