Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Ana Carolina | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T14:44:04Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T14:44:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-05 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Ana Carolina. Percepção e educação ambiental na gestão pública de recursos hídricos. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22868 | - |
dc.description.abstract | The increasing use of natural resources without proper planning can cause impacts to the natural environment and quality of life of society, thus requiring studies to understand these processes and the adoption of mitigation measures to minimize them. For this reason, the various forms of use, occupation and management of water resources, coupled with the fragility of the natural environment, without their prior knowledge, can generate numerous environmental hazards, and these, in this proposal, the probability of compromising the quality of these resources. In this context, this research was conducted, seeking to raise through a literature review the environmental perception of different populations and their degree of interest in participating in actions to improve the environmental quality of their surroundings and participatory management of water resources. Thus, this study aimed to characterize some definitions of awareness and environmental education in public management of water resources, its scope and its applications. Presented before, it can be verified that for participatory water management to be effective, must take into account public opinion that can be displayed by the presence of representatives of organized civil society in the appropriate forums, and Environmental education should be widely employed awareness in the community targeted and specific way for each target audience (students of different levels and the general community) expanding the capacity of the population to participate in the public management of natural assets you are entitled. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Recursos naturais - Conservação | pt_BR |
dc.subject | Água - Conservação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conservation of natural resources | pt_BR |
dc.subject | Water conservation | pt_BR |
dc.subject | Environmental quality | pt_BR |
dc.title | Percepção e educação ambiental na gestão pública de recursos hídricos | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O crescente uso dos recursos naturais, sem planejamento adequado pode provocar impactos ao meio natural e à qualidade de vida da sociedade, necessitando assim de estudos para a compreensão desses processos e a adoção de medidas mitigadoras para minimizá-los. Por essa razão, as diversas formas de uso, ocupação e manejo dos recursos hídricos, aliada a fragilidade do ambiente natural, sem seu conhecimento prévio, podem gerar inúmeros riscos ambientais, sendo estes, na presente proposta, à probabilidade do comprometimento da qualidade destes recursos. Neste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida, buscando levantar por meio de uma revisão bibliográfica a percepção ambiental de diferentes populações e seu grau de interesse em participar de ações para melhorar a qualidade ambiental de seu entorno e gestão participativa dos recursos hídricos. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar algumas definições de percepção e educação ambiental na gestão pública dos recursos hídricos, sua abrangência e suas aplicações. Diante do apresentado, pode ser verificado que para a gestão participativa da água seja efetiva, deve-se levar em consideração a opinião pública que pode ser apresentada através da presença de representantes da sociedade civil organizada nos fóruns adequados, e a educação ambiental deve ser amplamente empregada na sensibilização da comunidade de forma direcionada e específica para cada público-alvo (escolares de diferentes níveis e comunidade em geral) ampliando a capacidade da população para participar da gestão pública dos bens naturais a que tem direito. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bortoli, Marlene Magnoni | |
dc.subject.cnpq | Gestão Ambiental em Municípios | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_GAMUNI_2014_2_1.pdf | 427,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.