Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Virgens, Luci Mara Santos das | |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T14:41:05Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T14:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-01 | |
dc.identifier.citation | VIRGENS, Luci Mara Santos das. A influência das ferramentas de educação ambiental para preservação e conservação do Parque São Bartolomeu – BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22822 | - |
dc.description.abstract | This work had as its theme to verify the contributions of the social participation of the community and the visitors, for the process of preservation and conservation of the Park São Bartolomeu, located in the city of Salvador, Bahia and aims to contribute to the advancement of the reflections on the most imminent problems environmental studies and for this purpose a study is carried out to see if there is a possibility that environmental education in this community is capable of influencing sustainable development. The relevance of this study was the construction of a diagnosis about the individuals’ perception regarding the environment and the anthropic actions, having as reference the field research and the bibliographic researches, the actions and activities carried out by the community representations that are part of the aforementioned council. Especially the importance of changing habits and attitudes, to a better quality of life só that it can be possible to understand, discuss and reflect on the theoretical conceptions of the citizen as manager and its relevance to the process of sustainable development. In the first part, a literature review was presented, providing information about the definition of perception and the importance of Environmental Education, Conservation Units, Public Parks in prominence to Soteropolitan Parks with their main characteristics and purposes. Then, a systemic survey was carried out to the São Bartolomeu Park, its historical, cultural and environmental importance, with application of methodological tools, quantitative and qualitative approaches were carried out through field research exposing aspects related to behavior, environmental impacts and what can be made for the reduction of these impacts, applied to 70 residents and 120 visitors of the São Bartolomeu Park. The results were analyzed and the conclusion showed that the influence of the environmental education strategies promoted is still at an embryonic stage, where there are opportunities to develop actions that contemplate the local sócio-cultural aspects and for an improvement in the quality of life not only of the community, but also become multipliers for the society with activities that can positively impact and attract proposals and projects of public policies, professional qualification and actions of sustainable development. Belonging to and sensitizing the role of managing citizen is essential to understanding the community’s interrelations with its environment and serves as an instrument for planning environmental education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Awareness | pt_BR |
dc.subject | Environmental management | pt_BR |
dc.title | A influência das ferramentas de educação ambiental para preservação e conservação do Parque São Bartolomeu – BA | pt_BR |
dc.title.alternative | The influence of environmental education tools for preservation and conservation of the São Bartolomeu Park – BA | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática verificar as contribuições da participação social da comunidade e dos visitantes, para o processo de preservação e conservação do Parque São Bartolomeu, localizado no município de Salvador, na Bahia e visa contribuir para o avanço das reflexões sobre os mais iminentes problemas ambientais e para tanto é realizado um estudo com a finalidade de observar se há possibilidade da educação ambiental nesta comunidade ser capaz de influenciar no desenvolvimento sustentável. A relevância desse estudo foi à construção de um diagnóstico sobre a percepção dos indivíduos em relação ao meio ambiente e as ações antrópicas, tendo como referência a pesquisa de campo e as pesquisas bibliográficas, das ações e atividades realizadas pelas representações comunitárias integrantes do referido conselho da APA da Bacia do Cobre sobretudo, proporcionar subsídios para que estes compreendam, a educação ambiental e as medidas necessárias para preservação do meio ambiente como um todo, e principalmente a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida para que seja possível entender, discutir e refletir quanto às concepções teóricas do cidadão como gestor e sua relevância para o processo do desenvolvimento sustentável. Na primeira parte apresentou-se uma revisão da literatura, fornecendo informações sobre a definição de percepção e a importância da Educação Ambiental, as Unidades de Conservação, os Parques Públicos em destaques aos Parques Soteropolitanos com as suas principais características e finalidades. Em seguida, foi realizado um levantamento sistêmico ao Parque São Bartolomeu, sua importância histórica, cultural e ambiental, com aplicação das ferramentas metodológicas foram realizadas abordagens quantitativas e qualitativas através de pesquisa de campo expondo aspectos relacionados ao comportamento, os impactos ambientais e o que pode ser feito para a redução destes impactos, aplicados para 70 moradores e 120 visitantes do Parque São Bartolomeu. Os resultados foram analisados e a conclusão mostrou que a influência das estratégias de educação ambiental fomentadas ainda estão em fase embrionária, onde há oportunidades de desenvolver ações que contemplem os aspectos socioculturais locais e para uma melhoria na qualidade de vida não só da comunidade, mas tornado-se multiplicadores para a sociedade com atividades que possam impactar positivamente e atrair propostas e projetos de políticas públicas, qualificação profissional e ações de desenvolvimento sustentável. O pertencimento e a sensibilização do papel de cidadão gestor é essencial para compreender as inter-relações da comunidade com o seu ambiente e serve como instrumento para a aplicabilidade da educação ambiental. | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.degree.program | Gestão Ambiental em Municípios | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Denise Pastore de | |
dc.contributor.referee1 | Lima, Denise Pastore de | |
dc.contributor.referee2 | Schmidt, Carla Adriana Pizarro | |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos | |
dc.contributor.referee4 | Fujiki, Yuka Kamila de Oliveira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Gestão Ambiental em Municípios | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
influenciaferramentasambientalconservacao.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.