Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22818
Título: Gestão ambiental sustentável: ferramenta estratégica de lucratividade e competitividade empresarial
Título(s) alternativo(s): Sustainable environmental management: strategic tool of profitability and competitiveness in the business
Autor(es): Velame, Lívia Moreira
Orientador(es): Fernandes, Carlos Aparecido
Palavras-chave: Sustentabilidade
Responsabilidade ambiental
Política ambiental
Sustainability
Environmental responsibility
Environmental policy
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VELAME, Lívia Moreira. Gestão ambiental sustentável: ferramenta estratégica de lucratividade e competitividade empresarial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como tema a incorporação dos conceitos de sustentabilidade à gestão empresarial, com o objetivo de aliar as práticas de gestão ambiental ao processo produtivo das empresas. Este estudo enfatiza a importância da conscientização e sensibilização do setor empresarial quanto ao seu papel na conservação do meio ambiente, com o desafio de migrar as empresas de uma posição de poluidoras e degradadoras para uma realidade onde são agentes transformadores que conseguem aliar o desempenho financeiro ao desempenho socioambiental. O trabalho evidencia a viabilidade de agregar a gestão ambiental sustentável ao aumento dos lucros e da competitividade das empresas, já que as ações de sustentabilidade otimizam o processo produtivo e valoram a imagem corporativa, fato que torna o tema de suma importância para a continuidade dos negócios, bem como para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Abstract: This work has as its theme the incorporation of sustainability concepts into business management, aiming to combine environmental management practices with the productive process of companies. This study emphasizes the importance of raising awareness and awareness among the business sector regarding its role in environmental conservation, with the challenge of migrating companies from a polluting and degrading position to a reality where they are transforming agents that can combine financial performance with sócio-environmental performance. The work shows the feasibility of adding sustainable environmental management to the increase of profits and competitiveness of companies, since sustainability actions optimize the productive process and value the corporate image, a fact that makes the subject of paramount importance for the continuity of business, as well as for the improvement of the quality of life of society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22818
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoestrategicalucratividadecompetitividade.pdf927,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.