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Título: Percepção ambiental na conservação do patrimônio escolar nas escolas públicas de Pojuca – Bahia
Autor(es): Viana, Lenice dos Santos
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Degradação ambiental
Environmental education
Awareness
Environmental degradation
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VIANA, Lenice dos Santos. Percepção ambiental na conservação do patrimônio escolar nas escolas públicas de Pojuca – Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho pretende analisar a percepção ambiental de estudantes de escolas públicas do município de Pojuca- Bahia, abordando a sua relevância para a conservação do ambiente escolar e as implicações da falta de conservação para a sociedade como o todo. O estudo aponta sugestões dos estudantes para o problema da degradação do espaço escolar Investiga também se ações são desenvolvidas pela escola referentes a educação ambiental que estimule e conscientize os seus educandos a se engajarem na preservação do meio ambiente. Para iniciar são apresentados os conceitos de educação e percepção ambiental, verificando também as leis brasileiras e instrumentos que versam sobre o tema. O estudo é de cunho interpretativo e qualitativo, realizado a partir da aplicação de questionários em turmas de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Pojuca- Bahia. Os resultados apontam a necessidade de ações contínuas na escola que alertem os estudantes para um maior conhecimento sobre o meio ambiente, importante para conscientização e preservação dos espaços em que (com)vivem. Apesar de reconhecerem o espaço escolar como integrante do meio ambiente, notou-se que, grande parte dos alunos o associam em maior grau ao ambiente natural (vegetação, homem, rios). Além do mais, apesar de muitos alunos afirmarem ter presenciado ações de degradação ao ambiente escolar, colocam-se como colaboradores na conservação do ambiente. E atribuem o fato dos alunos reincidentes nos atos violentos ao patrimônio, à falta de punições severas. Os estudantes reconhecem que a não conservação do patrimônio escolar pode tornar o ambiente desagradável, comprometer a aprendizagem e até mesmo a destruição da escola, fato que prejudica os alunos e a comunidade. A adoção de práticas sustentáveis na escola e atividades de sensibilização no âmbito escolar torna se necessária para conscientizar a todos (funcionários, poder público e comunidade em geral) do seu dever em colaborar para um ambiente equilibrado, cujas objeções podem levar a resultados trágicos para escola e para toda sociedade.
Abstract: This paper aims to analyze the environmental perception of students from public schools in the city of pojuca- bahia, addressing their relevance to the conservation of the school environment and the implications of lack of conservation for society as a whole.The study points out students’ suggestions for the problem of school space degradation. It also investigates whether actions are developed by the school regarding environmental education that stimulate and educate its students to engage in the preservation of the environment. To begin, the concepts of education and environmental perception are presented, as well as Brazilian laws and instruments dealing with the theme. The study is an interpretive and qualitative one, carried out from the application of questionnaires in classes of elementary and secondary education of public schools in Pojuca- Bahia. The results point to the need for continuous actions in the school that alert students to a better knowledge about the environment, important for awareness and preservation of the spaces in which they live. Although they recognize the school space as an integral part of the environment, it was noted that most of the students associate it to a greater degree to the natural environment (vegetation, man, rivers). Moreover, although many students claim to have witnessed degradation actions in the school environment, they have become collaborators in the conservation of the environment. And they attribute the fact of recidivist students the violent acts to the patrimony to the lack of severe punishments.Students recognize that non-conservation of school assets can make the environment unpleasant, compromise learning, and even destroy the school, a fact that harms students and the community. Adoption of sustainable school practices and school based awareness raising activities is necessary to make everyone (officials, public authorities and the community at large) aware of their duty to collaborate in a balanced environment, whose objections can lead to tragic school and for all society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22816
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