Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22660
Título: | Análise da percepção ambiental de alunos do ensino médio de uma escola estadual no município de Capinzal, SC |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of environmental perception high school students from a state school in the city of Capinzal, SC |
Autor(es): | Bressan, Ana Paula |
Orientador(es): | Bortoli, Marlene Magnoni |
Palavras-chave: | Educação ambiental Conscientização Desenvolvimento sustentável Environmental education Awareness Sustainable development |
Data do documento: | 24-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BRESSAN, Ana Paula. Análise da percepção ambiental de alunos do ensino médio de uma escola estadual no município de Capinzal, SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o estudo da percepção ambiental dos alunos do Ensino Médio, considerando que a escola é um dos meios que molda o cidadão para a sociedade. Essa pesquisa proporcionou a obtenção de dados importantes e necessários para a Educação Ambiental, auxiliando também na busca de medidas e estratégias a serem realizadas dentro de uma Gestão Ambiental pensando na conscientização da sociedade e o desenvolvimento sustentável a favor do meio ambiente. O estudo buscou verificar a opinião dos alunos a respeito de questões ambientais, constatando assim a percepção ambiental dos mesmos, de modo a reunir informações importantes para a educação ambiental no contexto escolar. A metodologia utilizada baseou-se na coleta de dados por meio de questionário, com perguntas abertas e fechadas, sendo a mesma aplicada para um total de 100 alunos matriculados no Ensino Médio da escola pesquisada. Com a análise dos dados verificou-se que os estudos possuem uma notável percepção ambiental em relação ao local no qual estão inseridos, embora muitas vezes suas atitudes não contribuam significativamente para a conservação e preservação do meio em que vivem, havendo a necessidade da continuação, e maior intensidade de atividades voltadas com o cuidado com o meio ambiente e problemas ambientais. |
Abstract: | This work had as thematic, the study of environmental perception with high school students, in such case, the school is one of the ways which directs the development of the citizen into the society, this research provides the acquisition of the important and the needful data for the Environmental Education, it also helps in the search of the measures and strategies to be achieved inside the Environmental Management, thinking in the awareness of society and the development in favor of the environment. The study aims to verify the students opinions about the environmental questions, realizing thus, the environmental perception of itself, so that to collect important information for the Environmental Education and school totality. The used methodology was based in means of the collect of questionnaire with open and closed question, and the same was applied for a whole of 100 students registered in high schools of the searched school. With the review of the data, it was verified that the studies have a notable environmental perception in relation to the local which they are inserted to, although many times, their attitudes don’t contribute meaningly for the conservation and the preservation of the middle of the live in, there is the necessary to go on, with a greater intensity of the activities turned with the care with the environment and the environmental problems. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22660 |
Aparece nas coleções: | MD - Gestão Ambiental em Municípios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_GAMUNI_I_2014_13.pdf | 477,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.