Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrassi, Sinaide Schwab
dc.date.accessioned2020-11-25T14:25:30Z-
dc.date.available2020-11-25T14:25:30Z-
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.citationGRASSI, Sinaide Schwab. Efeito da aplicação de um jogo no aprendizado de educação ambiental de crianças de uma escola pública do município de Medianeira – PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22629-
dc.description.abstractIt was evaluated how toys and games affect the learning process of children from 8 to 11 years old of environmental education on elementary school, as well as its playful contribution to the development of the child, seeking to identify what relevance they have for such process. Indeed, it was found that, for environmental education be widespread, more effectively, the practice of environmental education in the school context is very important since it is an essential working space to illustrate the meaning of the environmental struggle and increase the training for citizenship. Thus, it was possible to verify the process of creating a critical society capable of forming citizens that provide a new vision of man and nature. A study was developed based in field research in two stages, before and after an awareness campaign, which consisted on making games for the purposes of environmental knowledge evaluation in elementary school. According to literature, it is well established not only the importance of playfulness in the educational process, but also methods used to achieve the child’s intellectual development in the period comprised in elementary school. Thus, the task of the school should be to facilitate the playfulness of the school life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.titleEfeito da aplicação de um jogo no aprendizado de educação ambiental de crianças de uma escola pública do município de Medianeira – PRpt_BR
dc.title.alternativeEffect of a game in the learning of environmental education of children in a public school in Medianeira - PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a Educação Ambiental visando abordar o fator da ação do brincar e do brinquedo no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino fundamental, bem como sua contribuição lúdica no desenvolvimento da criança, buscando identificar que relevância os mesmos têm para tal processo. Nesses termos, verificou-se que, para que a educação ambiental seja disseminada, de maneira mais eficaz, a prática da educação ambiental no contexto escolar é bastante importante uma vez que é um espaço de trabalho fundamental para iluminar o sentido da luta ambiental e fortalecer as bases da formação para a cidadania. Dessa forma, é possível contribuir para o processo de construção de uma sociedade sensibilizada, capaz de formar cidadãos que apresentem uma nova visão entre homem e natureza. Portanto, neste trabalho, abordaram-se os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo. Foi realizado um estudo baseado em pesquisa de campo, em dois momentos, antes e depois do trabalho de conscientização e, a mesma, deu-se por meio de confecção de jogos para fins de avaliação do conhecimento ambiental no ensino fundamental. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar e comparar opiniões sobre a importância da ludicidade no processo educacional, bem como métodos adotados para atingir o desenvolvimento intelectual da criança no ensino fundamental. Com isso, a tarefa da Escola, como facilitador desse caminho que o educando tem que percorrer, é de não excluir o lúdico de sua vida escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Giona, Renata Mello
dc.contributor.referee1Giona, Renata Mello
dc.contributor.referee2Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee3Bail, Alesandro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_116.pdf765,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.