Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYoshimoto, Elton Mitio-
dc.date.accessioned2017-08-10T20:02:56Z-
dc.date.available2017-08-10T20:02:56Z-
dc.date.issued2016-11-26-
dc.identifier.citationYOSHIMOTO, Elton Mitio. Para além do templo das musas: museu virtual como possibilidades de leituras de documentos históricos na escola. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2254-
dc.descriptionAcompanha: Museu virtual na escola: organização de acervos mediada por recursos Web 2.0pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation explains the results of a qualitative research, social and participant character, focusing on the continuing education of teachers of two establishments of Basic Education, in the use of new information and communication technologies (ICT), more specifically, Web 2.0 tools to assist in the production of virtual museums. For this, was developed the course named "Virtual Museum at the School: organization of collections mediated for Web 2.0 resources," educational product resulting of the readings taken through the literature review. It was defined as a starting point the following questions: The virtual museum can be used in schools as a tool to aid the organization and reading of objects and documents in the online context? How the Basic Education teachers can improve their classes, by way of virtual museum, as well as participate in the discussion of their use? This approach is justified as the possibility of teaching reflection on their practice, searching for alternatives that respect for the collaborative and multidisciplinary work. Therefore, it is considered important to analyze the use of the virtual museum as an educational resource from the various dimensions of human production. So it was offered the course for teachers of different subjects, promoting enriching discussions, valuing different reality views. It was adopted as an epistemological procedure the didactic for a Historical-Critical Pedagogy, so that the teachers of the course were motivated to transform your practice attitude. The results obtained attest to the need for continuing education as proposed in this work, with a view to the character of incompleteness that involves the human being, beyond the traditional conceptions that considered the teacher the center of knowledge historically accumulated. It is expect, therefore, that the research presented here contribute to the discussions involving not only the creation of virtual museums in school, but also the formation of reflective professionals as a way for the transformation of teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectWeb 2.0 (Sistema de recuperação da informação)pt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectMuseumspt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.titlePara além do templo das musas: museu virtual como possibilidades de leituras de documentos históricos na escolapt_BR
dc.title.alternativeBesides the temple of the muses: virtual museum as reading possibilities of historical documents in schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação explicita os resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter social e participante, enfocando a formação continuada de professores de dois estabelecimentos de Educação Básica, no uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), mais especificamente, ferramentas da Web 2.0 que auxiliem na produção de museus virtuais. Para tanto, desenvolveu-se o curso cognominado “Museu Virtual na Escola: organização de acervos mediada por recursos Web 2.0”, produto educacional resultante das leituras efetuadas em meio à revisão bibliográfica. Definiu-se como ponto de partida os seguintes questionamentos: O museu virtual pode ser utilizado na escola como instrumento de auxílio à organização e leitura de objetos e documentos em ambiente on-line? De que modo os professores da Educação Básica podem dinamizar suas aulas, via museu virtual, além de participar da discussão do seu uso? Tal abordagem justifica-se como possiblidade de reflexão docente sobre sua prática, buscando por alternativas que prezem pelo trabalho colaborativo e multidisciplinar. Portanto, considera-se importante analisar o uso do museu virtual como recurso pedagógico a partir das diferentes dimensões da produção humana. Por isso ofertou-se o curso a professores de disciplinas diversas, promovendo debates enriquecedores, valorizando diferentes visões de realidade. Adotou-se como procedimento epistemológico a didática para uma Pedagogia Histórico-Crítica, de modo que os professores-cursistas fossem motivados a transformar sua postura prática. Os resultados obtidos atestam a necessidade de formação continuada como a proposta nesse trabalho, tendo em vista o caráter de incompletude que envolve o ser humano, para além das tradicionais concepções que consideravam o professor o centro do saber historicamente acumulado. Almeja-se, portanto, que a pesquisa aqui apresentada contribua com os debates que envolvem não apenas a criação de museus virtuais na escola, mas também a formação de profissionais reflexivos como caminho para a transformação da prática docente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0879945598825098pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee2França, Cyntia Simioni-
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Elton Mitio_2016.pdf5,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Elton Mitio_2016_1.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons