Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Thelma Letícia Lemes da-
dc.date.accessioned2017-08-10T19:57:41Z-
dc.date.available2017-08-10T19:57:41Z-
dc.date.issued2016-11-12-
dc.identifier.citationCRUZ, Thema Letícia Lemes da. Formação docente normativa por meio da Wiki. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251-
dc.descriptionAcompanha: Formação normativa docentept_BR
dc.description.abstractThis research aims at the development of an educational product for the continuing education of teachers, in the school, through a technological tool Wiki. The problem was how far the continuous training developed through the technological instrument, Wiki, could contribute to the teacher training in its time-activity? Like this, the process of construction and application of a continuing education course on educational legislation applied to high school teachers in a public school in the north of Paraná was analyzed. The course was developed by the researcher and instrumentalized through the Wiki. The Wiki technology tool presents itself with a little used resource in the Basic Education of the State of Paraná. I started from the idea that the planned use of this instrument could enable a resource capable of promoting continued formation in the school. The theoretical-methodological reference is centered on the continued formation in the school as approached by Imbérnon (2013), Sampaio and Leite (2013) and Libâneo, Oliveira and Toschi (2012). As a result, there is the viability of continuing education in the school, with the use of teaching time-activity, as long as there is a change in organizational culture in the context of a democratic school-based management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducational law and legislationpt_BR
dc.titleFormação docente normativa por meio da Wikipt_BR
dc.title.alternativeTeacher training formative through the Wikipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta investigação tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para a formação continuada de professores, na escola, por meio de um instrumento tecnológico Wiki. O problema consistiu em que medida a formação continuada desenvolvida por meio do instrumento tecnológico, a Wiki, poderia contribuir para a capacitação docente em sua hora-atividade? Assim, analisou-se o processo de construção e de aplicação de um curso de formação continuada sobre a legislação educacional, aplicada a professores do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O curso foi elaborado pela investigadora e instrumentalizado por meio da Wiki. O instrumento tecnológico Wiki se apresenta com recurso pouco utilizado na Educação Básica do Estado do Paraná. Parti-se da ideia de que o uso planejado desse instrumento poderá viabilizar um recurso capaz de promover formação continuada realizada na escola. O referencial teórico-metodológico está centrado na formação continuada na escola como abordada por Imbérnon (2013), Sampaio e Leite (2013) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012). Como resultado, tem-se a viabilidade da formação continuada na escola, com o emprego da hora-atividade docente, desde que haja uma mudança na cultura organizacional no contexto de uma escolar gestão democrática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8758974542692374pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee2Gomes, Márcio Fernando-
dc.contributor.referee3Guerrini, Daniel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_ Cruz, Thelma Letícia Lemes da_ 2016.pdf6,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_ Cruz, Thelma Letícia Lemes da_ 2016_1.pdf23,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons