Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Thelma Letícia Lemes da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T19:57:41Z | - |
dc.date.available | 2017-08-10T19:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-12 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Thema Letícia Lemes da. Formação docente normativa por meio da Wiki. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251 | - |
dc.description | Acompanha: Formação normativa docente | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims at the development of an educational product for the continuing education of teachers, in the school, through a technological tool Wiki. The problem was how far the continuous training developed through the technological instrument, Wiki, could contribute to the teacher training in its time-activity? Like this, the process of construction and application of a continuing education course on educational legislation applied to high school teachers in a public school in the north of Paraná was analyzed. The course was developed by the researcher and instrumentalized through the Wiki. The Wiki technology tool presents itself with a little used resource in the Basic Education of the State of Paraná. I started from the idea that the planned use of this instrument could enable a resource capable of promoting continued formation in the school. The theoretical-methodological reference is centered on the continued formation in the school as approached by Imbérnon (2013), Sampaio and Leite (2013) and Libâneo, Oliveira and Toschi (2012). As a result, there is the viability of continuing education in the school, with the use of teaching time-activity, as long as there is a change in organizational culture in the context of a democratic school-based management. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Educational law and legislation | pt_BR |
dc.title | Formação docente normativa por meio da Wiki | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training formative through the Wiki | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta investigação tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para a formação continuada de professores, na escola, por meio de um instrumento tecnológico Wiki. O problema consistiu em que medida a formação continuada desenvolvida por meio do instrumento tecnológico, a Wiki, poderia contribuir para a capacitação docente em sua hora-atividade? Assim, analisou-se o processo de construção e de aplicação de um curso de formação continuada sobre a legislação educacional, aplicada a professores do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O curso foi elaborado pela investigadora e instrumentalizado por meio da Wiki. O instrumento tecnológico Wiki se apresenta com recurso pouco utilizado na Educação Básica do Estado do Paraná. Parti-se da ideia de que o uso planejado desse instrumento poderá viabilizar um recurso capaz de promover formação continuada realizada na escola. O referencial teórico-metodológico está centrado na formação continuada na escola como abordada por Imbérnon (2013), Sampaio e Leite (2013) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012). Como resultado, tem-se a viabilidade da formação continuada na escola, com o emprego da hora-atividade docente, desde que haja uma mudança na cultura organizacional no contexto de uma escolar gestão democrática. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8758974542692374 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, David da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, David da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Márcio Fernando | - |
dc.contributor.referee3 | Guerrini, Daniel | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_ Cruz, Thelma Letícia Lemes da_ 2016.pdf | 6,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_ Cruz, Thelma Letícia Lemes da_ 2016_1.pdf | 23,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons