Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Elaine Tosta Santos da
dc.date.accessioned2020-11-25T14:18:50Z-
dc.date.available2020-11-25T14:18:50Z-
dc.date.issued2015-11-28
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Elaine Tosta Santos da. Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22473-
dc.description.abstractThis work had as thematic Approach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-Ba. The scientific study in question will have methodological support to teachers of discourse analysis and 7th graders from a public school in Catu, Bahia on the methodological approach of the course Environment and Citizenship. The aim of this study is to analyze the commitment that teachers and students have in relation to the disposal of solid waste generated in their homes. Theories and discussions from authors such as Camargo Dias, Spina, among others. From the presented theoretical support explicitly it is important to reflect on this proposal in the discipline Environment and Citizenship, but with its scientific essence. The analysis of data pertaining to the issue was clear from the literature review and field research, semistructured interviews with 05 (five) mixed questions for the 15 students and five (05) also issues for teachers of Year 7, which contributed to that the object of study to fruition, permeating discussions on the subject, what happens in the daily practice of the subjects participating in the research. The research seeks to prove that when aware of their role in the world, the guys get to know the school environment, practices of an education focused on solidarity, cooperation, generosity, tolerance and respect for life on earth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRefuse and refuse disposalpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleAbordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do ensino fundamental da escola municipal Jorge Luis – Catu-BApt_BR
dc.title.alternativeApproach on the fate of domestic solid residues teachers speeches and 7th graders of elementary school of the School Jorge Luis - Catu-BApt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge Luis – Catu-Ba. 2015. 44 folhas. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. Este trabalho teve como temática Abordagem sobre o destino dos resíduos sólidos domésticos: discursos de professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jorge Luis – Catu-Ba. O mesmo apresentou enquanto suporte metodológico a análise do discurso de professores e alunos do 7º ano de uma escola municipal de Catu-Ba sobre a proposta metodológica da disciplina Meio Ambiente e Cidadania. O objetivo desse estudo foi analisar o compromisso que professores e alunos tem em relação ao destino dos resíduos sólidos produzidos em suas residências. A análise de dados referentes à problemática foi esclarecida a partir da revisão de literatura e pesquisa de campo, entrevista semiestruturada com 05 (cinco) questões mistas para os 15 alunos e 05 (cinco) questões também para os professores do 7º ano, que contribuíram para que o objeto de estudo se concretizasse, permeando as discussões sobre a temática, que acontece na prática diária dos sujeitos participantes da pesquisa. A pesquisa busca comprovar que, quando conscientes de sua atuação no mundo, os sujeitos passam a conhecer no ambiente escolar, práticas de uma educação voltada à solidariedade, cooperação, generosidade, tolerância e respeito pelas formas de vida na terra.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee2Lied, Eduardo Borges
dc.contributor.referee3Sarmento, Luiz Alberto Vieira
dc.contributor.referee4Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_36.pdf404,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.