Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2244
Título: O processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil
Título(s) alternativo(s): The video production process in the construction of sociological concepts in the classroom from youth protagonism
Autor(es): Yoshimoto, Graziele Maria Freire
Orientador(es): Pereira, David da Silva
Palavras-chave: Gravações de vídeo - Produção e direção
Sociologia - Estudo e ensino
Direitos humanos
Professores e alunos
Integração na educação
Video recordings - Production and direction
Sociology - Study and teaching
Human rights
Teacher-student relationships
School integration
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: YOSHIMOTO, Graziele Maria Freire. O Processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: Esta investigação tem por objetivo desenvolver um produto educacional tecnológico que possa contribuir no desenvolvimento de conceitos próprios da Sociologia, por meio da produção de vídeos em sala de aula e da promoção do protagonismo juvenil. Para tanto, partiu-se da pesquisa qualitativa que procurou promover a participação dos jovens aprendizes na produção de vídeos em sala de aula. Esses jovens, em colaboração com a professora investigadora, produziram vídeos de diferentes temas relacionados ao eixo Direitos Humanos. Para isso, foram consolidadas práticas pedagógicas relacionadas a didática Histórico-crítica de João Luiz Gasparin (2012). Nesse contexto, as propostas específicas do Ensino de Sociologia foram orientadoras para que os alunos aprendizes construíssem novas relações com os saberes, algo previsto na Educação em Direitos Humanos (EDH). Serviram como fundamentação teórica as concepções de Borba (1999), Rizinni (1999) e Oliveira & Oliveira (1999) quanto a pesquisa participante, Silva (2009a; 2009b), Moraes (2010), Paraná (2008) e Brasil (2006) a respeito do Ensino de Sociologia, Moran (2000), Borba (1999), Costa (2005) e Rojo (2012) para retratar a importância das TIC nos espaços escolares. Espera-se com essa dissertação, oferecer uma contribuição para novos estudos a respeito do Ensino de Sociologia e do protagonismo juvenil na construção de novos conceitos e conhecimentos sobre a vida em sociedade.
Abstract: This investigation aims at developing a technological educational product that can contribute to the development of own concepts of sociology, through the production of videos in the classroom and the promotion of juvenile protagonism. Therefore, we started with the qualitative research which sought to promote the participation of young apprentices in the production of videos in the classroom. These young people, in collaboration with the researcher teacher, produced videos of different topics related to the axis Human Rights. For this, were consolidated pedagogical practices related to History-Critical didactic of João Luiz Gasparin (2012). In this context, the specific proposals of the Sociology Teaching were guiding in order that apprentices students build new relationships with knowledge, something provided in Human Rights Education (HRE). Served as theoretical basis the concepts of Borba (1999), Rizinni (1999) and Oliveira & Oliveira (1999) about the participatory research, Silva (2009a; 2009b), Moraes (2010), Parana (2008) and Brazil (2006) concerning the Sociology teaching, Moran (2000), Borba (1999), Costa (2005) and Rojo (2012) to portray the importance of ICT in school spaces. It is hoped with this dissertation, offer a contribution to further studies on the Sociology Teaching and youth protagonism in the construction of new concepts and knowledge about life in society.
Descrição: Acompanha: O processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2244
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Graziele Maria Freire_2016.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Graziele Maria Freire_2016_1.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons