Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Yoshimoto, Graziele Maria Freire | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-27T18:00:17Z | - |
dc.date.available | 2017-07-27T18:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-17 | - |
dc.identifier.citation | YOSHIMOTO, Graziele Maria Freire. O Processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2244 | - |
dc.description | Acompanha: O processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.description.abstract | This investigation aims at developing a technological educational product that can contribute to the development of own concepts of sociology, through the production of videos in the classroom and the promotion of juvenile protagonism. Therefore, we started with the qualitative research which sought to promote the participation of young apprentices in the production of videos in the classroom. These young people, in collaboration with the researcher teacher, produced videos of different topics related to the axis Human Rights. For this, were consolidated pedagogical practices related to History-Critical didactic of João Luiz Gasparin (2012). In this context, the specific proposals of the Sociology Teaching were guiding in order that apprentices students build new relationships with knowledge, something provided in Human Rights Education (HRE). Served as theoretical basis the concepts of Borba (1999), Rizinni (1999) and Oliveira & Oliveira (1999) about the participatory research, Silva (2009a; 2009b), Moraes (2010), Parana (2008) and Brazil (2006) concerning the Sociology teaching, Moran (2000), Borba (1999), Costa (2005) and Rojo (2012) to portray the importance of ICT in school spaces. It is hoped with this dissertation, offer a contribution to further studies on the Sociology Teaching and youth protagonism in the construction of new concepts and knowledge about life in society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gravações de vídeo - Produção e direção | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Integração na educação | pt_BR |
dc.subject | Video recordings - Production and direction | pt_BR |
dc.subject | Sociology - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Teacher-student relationships | pt_BR |
dc.subject | School integration | pt_BR |
dc.title | O processo de produção de vídeos na construção de conceitos sociológicos na sala de aula a partir do protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.title.alternative | The video production process in the construction of sociological concepts in the classroom from youth protagonism | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta investigação tem por objetivo desenvolver um produto educacional tecnológico que possa contribuir no desenvolvimento de conceitos próprios da Sociologia, por meio da produção de vídeos em sala de aula e da promoção do protagonismo juvenil. Para tanto, partiu-se da pesquisa qualitativa que procurou promover a participação dos jovens aprendizes na produção de vídeos em sala de aula. Esses jovens, em colaboração com a professora investigadora, produziram vídeos de diferentes temas relacionados ao eixo Direitos Humanos. Para isso, foram consolidadas práticas pedagógicas relacionadas a didática Histórico-crítica de João Luiz Gasparin (2012). Nesse contexto, as propostas específicas do Ensino de Sociologia foram orientadoras para que os alunos aprendizes construíssem novas relações com os saberes, algo previsto na Educação em Direitos Humanos (EDH). Serviram como fundamentação teórica as concepções de Borba (1999), Rizinni (1999) e Oliveira & Oliveira (1999) quanto a pesquisa participante, Silva (2009a; 2009b), Moraes (2010), Paraná (2008) e Brasil (2006) a respeito do Ensino de Sociologia, Moran (2000), Borba (1999), Costa (2005) e Rojo (2012) para retratar a importância das TIC nos espaços escolares. Espera-se com essa dissertação, oferecer uma contribuição para novos estudos a respeito do Ensino de Sociologia e do protagonismo juvenil na construção de novos conceitos e conhecimentos sobre a vida em sociedade. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8196750257575951 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, David da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, David da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli | - |
dc.contributor.referee3 | Guerrini, Daniel | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Graziele Maria Freire_2016.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Yoshimoto, Graziele Maria Freire_2016_1.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons