Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Patrícia Beneti de-
dc.date.accessioned2017-07-27T15:37:57Z-
dc.date.available2017-07-27T15:37:57Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Beneti de. Um estudo dos conceitos de eletricidade a partir da teoria de multimodos e múltiplas representações e aprendizagem significativa. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2242-
dc.descriptionAcompanha: Unidade didática: entre o mais e o menospt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the significant learning of electrical concepts of current, resistance, voltage and electric power from the POE Approach - Predicting, Observing and Explaining (Tao and Gustone, 1999; Oliveira, 2003), Significant Learning (Ausubel, 1999) and Multimode Theory and Multiple Representations Theory (Prain, Waldrip, 2006, Laburú et al, 2011). Thus, the objective was to use these theoretical foundations as inspiration for the creation and application of the didactic sequence during the classes of the Discipline of Principles of Electricity and Magnetism. Being the didactic sequence the product of this research, we tried to formulate that one in order to propose to the students several forms of representation of the same concept, even with the use of simulator. In order to do so, the DC Circuit Kit simulation application was developed, developed by the Technology in Teaching of Physics (PhET), University of Colorado. The corpus of this research was restricted to 14 of the 28 students, from the classes of the 3rd and 4th semester of Production Engineering and the 4th semester of Mechanical Engineering, from a private educational institution. In order to make this research viable, we opted for the type of exploratory research. The data collected were evaluated according to the quantitative and qualitative methodologies. As a result, students were curious about the use of the electrical panel and during the use of the simulator. It was observed that the students obtained a conceptual gain superior to the traditional teaching and equivalent to the interactive teaching, both for the learning demonstrated by the basic knowledge questionnaire and the test of scientific conceptions about electric current (Silveira et al, 1989). However, in the theoretical discourse on the basic concepts, same after the orientations, many students maintained in their cognitive structure the interpretation of the circuit related to the alternative conceptions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCircuitos elétricospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectElectric circuitspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDidaticspt_BR
dc.titleUm estudo dos conceitos de eletricidade a partir da teoria de multimodos e múltiplas representações e aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeA study of the concepts of electricity from the theory of multimode and multiple representations and significant learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a aprendizagem significativa dos conceitos elétricos de corrente, resistência, tensão e potência elétrica a partir da Abordagem POE - Predizer, Observar e Explicar (Tao e Gustone, 1999; Oliveira, 2003), Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003; Moreira, 1999) e a Teoria de Multimodos e Múltiplas Representações (Prain; Waldrip, 2006; Laburú et al, 2011). Assim, o objetivo foi a utilização destes fundamentos teóricos como inspiração para a criação e aplicação da sequência didática durante as aulas da Disciplina de Princípios de Eletricidade e Magnetismo. Sendo a sequência didática o produto desta pesquisa, buscou-se formular aquela a fim de propor aos alunos diversas formas de representação de um mesmo conceito, inclusive com o uso de simulador. Para tanto, empregou-se o aplicativo de simulação Kit de Circuito DC, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado. O corpus desta pesquisa restringiu-se a 14 dos 28 alunos, das turmas do 3º e 4º semestre de Engenharia de Produção e 4º semestre de Engenharia Mecânica, de uma instituição de ensino particular. Para a viabilização desta pesquisa optou-se pelo tipo de pesquisa exploratória. Os dados coletados foram avaliados segundo as metodologias quantitativa e qualitativa. Como resultados, os alunos demonstraram curiosidade no uso do painel elétrico e durante o uso do simulador. Observou-se que os alunos obtiveram um ganho conceitual superior ao ensino tradicional e equivalente ao ensino interativo, tanto para a aprendizagem demonstrada pelo questionário de conhecimentos básicos e pelo teste de concepções científicas sobre corrente elétrica (Silveira et al, 1989). No entanto, no discurso teórico sobre os conceitos básicos, mesmos após as orientações, muitos alunos mantiveram em sua estrutura cognitiva a interpretação do circuito relacionada às concepções alternativas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242524685147854pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee2Lima, João Paulo Camargo de-
dc.contributor.referee3Ballarotti, Maurício Grade-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Oliveira,Patricia Beneti de_2016.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Oliveira, Patricia Beneti de_2016_1.pdf800,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons