Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241
Título: | Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
Título(s) alternativo(s): | Developing a glossary to support the learning of chemical concepts for deaf students |
Autor(es): | Charallo, Thalita Gabriela Comar |
Orientador(es): | Freitas, Kátya Regina de |
Palavras-chave: | Língua brasileira de sinais Química - Vocabulários - glossários, etc Química - Estudo e ensino Surdos - Educação Brazilian sign language Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc Chemistry - Study and teaching Deaf - Education |
Data do documento: | 11-Nov-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | CHARALLO, Thalita Gabriela Comar. Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. |
Resumo: | Este trabalho investigou a compreensão de conceitos químicos por alunos surdos, por meio da implementação de uma Sequência Didática (SD) composta por atividades fundamentadas em conceitos químicos sobre atomística e com o uso de um Glossário de termos químicos elaborado em LIBRAS. A principal questão de investigação foi: “Quais são os indícios de aprendizagem dos alunos surdos com a utilização de um glossário com termos químicos associados ao conceito de átomo?”. A SD intitulada “Trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos”, foi aplicada no Centro de Atendimento Educacional Especializado para Surdos (CAES) do Colégio Estadual Marquês de Caravelas – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, localizado no Município de Arapongas, no norte do estado do Paraná. Participaram três estudantes surdas do primeiro, secundo e terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho de natureza descritivo exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo e pesquisa-ação. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, na qual as respostas serviram para a investigação da aprendizagem de conceitos químicos com sinais desconhecidos ou inexistentes. Também foi utilizada uma atividade de associação de conceitos químicos às respectivas imagens representativas e a construção de um mapa conceitual semiestruturado. A análise dos resultados revelou que a SD abordada em Língua de Sinais, com atividades visuais e a discussão dos termos químicos a partir do glossário com os sinais específicos contribuiu e facilitou a compreensão da aprendizagem das alunas que participaram do estudo. |
Abstract: | This work investigated the comprehension of chemical concepts for deaf students, by means of a Didactic Sequence (DS) consisting of activities based on chemical concepts on atomistic subject and the use of a glossary of chemical terms prepared in Brazilian Language of Signs. The main research question was: "What are the evidences of learning for deaf students when they use a glossary of chemical terms associating images to the concept of atom?". The SD named “Working concepts of atomistic with deaf students" was applied to the Specialized Educational Service Center for the Deaf (CAES) of State College Marquês de Caravelas - Elementary School, Middle and College, located in the city of Arapongas, in northern state of Parana. Three deaf students currently in the 1st, 2nd and 3rd year of high school had participated of the schedule activities. The work had an exploratory and descriptive nature with qualitative approach and was developed through field research under action research. Data collection was conducted through semi-structured interview in which the answers were used for the investigation of learning of chemical concepts with unknown or missing signals. It was also used and activity of matching chemical concepts to their representative images and the construction of a semi-structured conceptual map. The results showed that DS addressed in sign language with visual activities and discussion of chemical terms from the glossary of specific signs contributed and facilitated the learning of the students who participated in the study. |
Descrição: | Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Charallo,Thalita Gabriela Comar_2016.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Charallo,Thalita Gabriela Comar_2016_1.pdf | 614,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Charallo,Thalita Gabriela Comar_2016_2.pdf | 508,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons