Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
Título: | Reflexões sobre o ensino da matemática |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on the teaching of mathematics |
Autor(es): | Dias, Beatriz Cestari Cargnin, Claudete Frizzarini, Silvia Teresinha |
Palavras-chave: | Matemática - Disciplina - Metodologia Professores - Formação Estudantes - Formação Matemática - Estudo e ensino Motivação na educação Mathematics - Discipline - Methodology Teachers, Training of Students - Training Mathematics - Study and teaching Motivation in education |
Data do documento: | 9-Nov-2016 |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | DIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231 |
ISSN: | 2526-0758 |
Aparece nas coleções: | PCS - Trabalhos publicados em Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
reflexoesensinomatematica.pdf Acesso Restrito | 353,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.