Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorProchera, Antonio Rafael
dc.date.accessioned2020-11-25T12:01:15Z-
dc.date.available2020-11-25T12:01:15Z-
dc.date.issued2015-06-10
dc.identifier.citationPROCHERA, Antonio Rafael. Balanço social: estudo de caso em uma Universidade Federal. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22291-
dc.description.abstractThis paper presents a qualitative approach in the form of case study which was applied to the Social Balance IBASE model developed by the Federal Technological University of Paraná - Campus Pato Branco. It opted for such a model to be what best suits the higher education institutions and is the best known in Brazil. The main objective was to verify the reality of the institution in relation to social and environmental responsibility practices. To achieve this goal we sought to understand literature in the social balance concepts , social responsibility , environmental and economic. Phase practices was given to the collection of data from the heads of administrative sectors through semi structured questionnaire surveys in addition to reports available on their official page . Despite the unavailability of some information the result was satisfactory and showed that the institution meets legal factors related to social responsibility and the most important , is treading a path directed to good social and environmental practices .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectIndicadores sociaispt_BR
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_BR
dc.subjectSocial responsibility of businesspt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectSocial indicatorspt_BR
dc.titleBalanço social: estudo de caso em uma Universidade Federalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem qualitativa em forma de estudo de caso onde se aplicou o modelo de Balanço Social desenvolvido pelo IBASE na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco. Optou-se por tal modelo por ser o que mais se adapta as instituições de ensino superior além de ser o mais conhecido no Brasil. O objetivo principal do trabalho foi verificar a realidade da instituição em relação às praticas de responsabilidade socioambiental. Para alcançar tal objetivo buscou-se na literatura entender os conceitos de balanço social, responsabilidade social, ambiental e econômica. A fase prática deu-se com a coleta de dados junto a chefias dos setores administrativos através de questionário semi estruturado além de levantamentos em relatórios disponíveis em sua página oficial. Apesar da indisponibilidade de algumas informações o resultado foi satisfatório e demonstrou que a instituição cumpre fatores legais relacionados a responsabilidade social e o mais importante, está trilhando um caminho direcionado a boas práticas socioambientais.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Luiz Fernande
dc.contributor.referee1Casagrande, Luiz Fernande
dc.contributor.referee2Giasson, Oldair Roberto
dc.contributor.referee3Schvirck, Eliandro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programGestão Contábil e Financeirapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_X_2015_05.pdf967,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.