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Título: Análise comparativa sobre implantação de método de análise de crédito em uma empresa no ramo de combustíveis
Autor(es): Sendeske, Ana Paula Acco
Orientador(es): Giasson, Oldair Roberto
Palavras-chave: Análise de crédito
Controle de crédito
Sistemas de avaliação de risco de crédito (Finanças)
Credit analysis
Credit control
Credit scoring systems
Data do documento: 9-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SENDESKE, Ana Paula Acco. Análise comparativa sobre implantação de método de análise de crédito em uma empresa no ramo de combustíveis. 2015. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O controle através de uma política de crédito determina a concessão de crédito, pode ser contextualizado como sendo a política que determina a seleção de crédito, padrões e os termos do crédito, o trabalho proposto referencia dois métodos de análise de concessão de crédito: credit scoring que verifica clientes bons e maus pagadores, e risk rating que utiliza dados estatísticos para pontuar vários fatores e classificar o cliente. A concessão de crédito passa por obter as informações cadastrais escritas de todos os candidatos a crédito. Proceder à análise e pesquisa minuciosa de cada ficha, conferir se todos os dados são verdadeiros, e ter quem seja capaz de tomar a decisão de conceder ou não crédito àquele candidato, defininir o risco da concessão do crédito. O prazo de recebimento de vendas de uma empresa é influenciado por vários fatores, como: costume no ramo de atuação, eficiência do serviço de cobrança, situação financeira dos clientes, política de crédito, etc. Define-se como Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. O trabalho de pesquisa proposto faz um comparativo entre os métodos credit scoring e o método risk rating, analisando vantagens e desvantagens na empresa do ramo de combustíveis para propor aos analistas rapidez nas análises e diminuição do risco da concessão de crédito para determinados clientes. Com o estudo verificou-se a possibilidade da utilização dos dois métodos de análise, sendo que o mais viável para a empresa e que proporcionou maior agilidade é o método risk rating, com sua escala de notas e pontuações permite que analistas sem muito conhecimento técnico, possam pontuar clientes criando um ranking de possíveis inadimplentes.
Abstract: The control through a credit policy defines the granting of credit, therefore being contextualized as the policy that determines the selection of credit, standards and terms of credit. The proposed work references two credit granting analysis methods: credit scoring which checks both good and bad paying customers, and risk rating that uses statistics to score several factors and classify the customer. The granting of credit involves obtaining registration of information’s written to all applicants for credit. Undertake a very careful analysis and research of each form, check if all the data is true, and ha someone capable of making the decision to grant or refuse credit to that candidate and determine the risk of it; the sales receipt deadline of a business is influenced by several factors, including: the usual line of business, the billing service efficiency, financial condition of customers, credit policy, etc. Is defined as credit risk the possibility of losses resulted by the lack of payment in the debt of the consumer, due to the financial and economic inability of these same clients The proposed research study is a comparison between the methods credit scoring and risk rating, analyzing advantages and disadvantages in the fuel sector company to propose to analysts quickness in the analysis and reduction in the risk of credit granting to certain clients. The research showed the possibility of using these two methods of analysis, and as concluded the risk rating method was more viable and would provide greater flexibility to the company, with its grading scale and scores allowing analysts without much technical knowledge to rate clients creating a rank of possible defaulters.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22283
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