Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218
Título: A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
Título(s) alternativo(s): The education of the literature reader in school and the presence of the culture industry in the process
Autor(es): Sanfelici, Aline de Mello
Silva, Fábio Luiz da
Palavras-chave: Leitores - Formação
Leitura - Desenvolvimento
Indústria cultural
Reader - Training
Development reading
Cultural industries
Data do documento: 27-Abr-2017
Câmpus: Curitiba
Citação: SANFELICI, Aline de Mello; SILVA, Fábio Luiz da. A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 273-284, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273>. Acesso em: 29 jun. 2017.
Resumo: O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.
Abstract: The broad theme of this essay is the process of literature reader formation. This theme is looked at by focusing on the relationships between the culture industry and the school in terms of how they relate to one another, both positively or negatively, in the reader's formation process. The goal is to contribute to the debate on reader training, through critical reflections achieved by bibliographical research and systematizing of perspectives. The results of the reflections indicate that one of the most relevant concerns of educators in the process should refer to the selection of products from the culture industry to be adopted in the classroom, given that such industry is adult-centered and ideologically charged, and sees the consumer (that is, the student) as an object rather than a subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2218
ISSN: 1984-7238
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoleitorescolacultural.pdf387,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons