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dc.creatorQueluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.date.accessioned2017-07-25T15:08:09Z-
dc.date.available2017-07-25T15:08:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationQUELUZ, Marilda Lopes Pinheiro. Humor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedo. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 18, p. 134 - 156, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308182016134>. Acesso em: 28 jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2175-1803pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2213-
dc.description.abstractThis article aims to think through the political caricatures by Aluísio Azevedo (1857-1913), published in O Fígaro, in 1876, and in O Mequetrefe, in 1877. In these drawings, graphic humor and positivist and anticlerical influence of the press in late 19th century set the tone of visual strategies against the monarchy and in defense of the republic. Between the search for a paradise lost and the consolidation of a republican and nationalist future, the attempt to establish the sovereignty of a population characterized by its various faces is drawn. The representations of Brazil and the Brazilian people take a romantic and idealized look through the heroic figure of an Indian and a crucified martyr, pluralizing pieces of criticism on the empire, history, and the very role of art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofTempo e Argumentopt_BR
dc.relation.urihttp://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308182016134pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCaricaturas e desenhos humorísticos - Aluísio Azevedo, 1857-1913pt_BR
dc.subjectArte e históriapt_BR
dc.subjectArte - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectCaricatures and cartoons - Aluísio Azevedo, 1857-1913pt_BR
dc.subjectArt and historypt_BR
dc.subjectArt - Brazil - Históriapt_BR
dc.titleHumor e política nas caricaturas de Aluísio Azevedopt_BR
dc.title.alternativeHumor and politics in the caricatures by Aluísio Azevedopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é refletir sobre as caricaturas políticas de Aluísio Azevedo (1857-1913), publicadas em O Fígaro, em 1876, e em O Mequetrefe, em 1877. Nesses desenhos, o humor gráfico e a influência positivista e anticlerical da imprensa do final do século XIX dão o tom das estratégias visuais contra a monarquia e em defesa da república. Entre a busca de um paraíso perdido e a consolidação de um futuro republicano e nacionalista, desenha-se a tentativa de estabelecer a soberania de um povo caracterizado em suas diferentes faces. As representações do Brasil e do povo brasileiro assumem um olhar romântico e idealizado na figura heroica do índio e do mártir crucificado, pluralizando as críticas sobre o império, sobre a história e o próprio papel da arte. pt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.identifier.doi10.5965/175180308182016134pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação Visualpt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
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