Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22109
Título: | Modelos atômicos: diferentes abordagens em livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). |
Título(s) alternativo(s): | Atomic models: different approaches in textbooks of the National Book and Didactic Material Program (PNLD) |
Autor(es): | Alves, Helaine Specalski |
Orientador(es): | Pletsch, Adelmo Lowe |
Palavras-chave: | Química Ciência Física Chemistry Science Physics |
Data do documento: | 1-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ALVES, Helaine Specalski. Modelos atômicos: diferentes abordagens em livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o estudo de atomística que é muito importante para o ensino de ciências, sua compreensão é fundamental para o estudo da química e física, pois permite compreender a constituição da matéria, pergunta que permeia a humanidade a vários séculos. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento em livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), utilizados em sala de aula, para averiguar como é abordado o tema de atomística. Devido a sua grande importância para o ensino de ciências, foram analisados três livros didático (Martha Reis, Química 1, 1º edição; Eduardo Fleury Mortimer, Química 1, 1º edição; Química Cidadã, volume 1, 2º edição) que são indicados para uso em sala de aula pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ao analisar os livros didáticos seguindo os parâmetros semelhança; profundidade e qualidade dos tópicos abordados; qualidade das imagens; relação teoria e prática pode-se notar que os livros apresentam várias semelhanças entre si e algumas diferenças entre si, como por exemplo, o uso de experimentos do cotidiano do aluno com o objetivo de deixar mais palpável o conteúdo. |
Abstract: | This work has as its theme the study of atomistics that is very important in science teaching, its understanding is fundamental to the study of chemistry and physics, because it allows to understand the constitution of matter, a question that permeates humanity for several centuries. Due to its great importance for science education, three didactic books (Martha Reis, Chemistry 1, 1st edition; Eduardo Fleury Mortimer, Chemistry 1, 1st edition; Citizen Chemistry, volume 1, 2nd edition) were analyzed that are indicated for use in the classroom by the National Textbook Program (PNLD). When analyzing textbooks following the similarity parameters; depth and quality of the topics covered; quality of images; The relation between theory and practice may show that the books present several similarities among themselves and some differences among them, for example, the use of experiments of the student's daily life in order to make the content more palpable. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22109 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelosatomicosdiferentesabordagens.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.