Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Aurilene Matias
dc.date.accessioned2020-11-24T19:46:27Z-
dc.date.available2020-11-24T19:46:27Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationLUZ, Aurilene Matias. O ensino de ciências por investigação e o uso da experimentação na prática docente. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22096-
dc.description.abstractWe know that teaching over the course of years has been an arduous task, and that teachers have encountered many barriers and difficulties in promoting teaching and learning effectively, and it is clear that in science teaching there is also this problem, so it is necessary that the educator renews his methodologies and seeks new means to ensure a quality in his teachings. The objective of this study is to analyze, through questionnaires, the students' vision about the perspective of teaching through research, through an experimental practice, evaluating the conception of these students, before and after the activity, in order to verify the need for changes in the teaching practice. Through the use of experimentation and through investigative processes, science education becomes much more interesting and understandable, and learning becomes more meaningful.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjecteducadorespt_BR
dc.subjectquestionáriospt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjecteducatorspt_BR
dc.subjectquestionnairespt_BR
dc.titleO ensino de ciências por investigação e o uso da experimentação na prática docentept_BR
dc.title.alternativeThe teaching of research sciences and the use of experimentation in teaching practicept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoSabemos que lecionar no decorrer dos anos tem sido uma tarefa árdua, e que os docentes têm encontrado muitas barreiras e dificuldades para promover o ensino e aprendizagem com eficácia, e é claro que no ensino de ciências também existe este problema, então se faz necessário que o educador renove suas metodologias e busque novos meios para assegurar uma qualidade nos seus ensinamentos. Este trabalho tem como objetivo analisar por meio de questionários, a visão discente sobre a perspectiva do ensino por investigação, através de uma prática experimental, avaliando a concepção destes alunos, antes e depois da realização da atividade, a fim de constatar a necessidade de mudanças na prática docente. Com o uso da experimentação e recorrendo a processos investigativos, o ensino de ciências fica muito mais interessante e compreensível, e a aprendizagem vai se efetivando de forma mais significativa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciasinvestigacaoexperimentacao.pdf405,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.