Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22063
Título: | Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the interdisciplinary teaching conception on the theme of environmental education in elementary education |
Autor(es): | Lautert, Mayara |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciência - Estudo e ensino Educação ambiental Interdisciplinary approach in education Science - Study and teaching Environmental education |
Data do documento: | 25-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LAUTERT, Mayara. Análise da concepção interdisciplinar docente sobre atemática da educação ambiental no ensino fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | A educação ambiental é um tema emergencial e atual em todas as esferas da sociedade, principalmente na educação formal. Em sala de aula o tema vem sendo estruturado para ser trabalhado por todos os professores de maneira interdisciplinar, visando transformar os educandos consciente e sensibilizados ao uso dos recursos naturais e o meio ambiente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar qual a visão dos professores na abordagem de educação ambiental em sala de aula do ensino fundamental no município de Araras-SP. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi pesquisa de campo através do uso de um questionário pré-estabelecido para analisar a concepção do docente sobre a relevância da educação ambiental. Através da entrevista realizada aos 54 professores das variadas disciplinas, constatou-se que a maioria dos professores trabalham com o tema educação ambiental nas disciplinas em qual lecionam. Entretanto, a minoria que não trabalha observou-se uma fragilidade com o tema. Para os professores as disciplinas de ciência e geografia, são as mais apropriadas para se trabalhar educação em sala de aula. |
Abstract: | Environmental education is an urgent and current theme in all spheres of society, especially in formal education. In the classroom, the theme has been structured to be worked by all teachers in an interdisciplinary way, aiming at transforming the schoolchildren aware and sensitized to the use of natural resources and the environment. Therefore, the purpose of the research was to investigate the teachers view on the approach to environmental education in the elementary school classroom in the city of Araras-SP. The methodology used in this research was field research through the use of a pre-established questionnaire to analyze the teacher's conception about the relevance of environmental education. Through the interview conducted to the 54 teachers of the various disciplines, it was verified that the majority of the teachers work with the subject environmental education in the disciplines in which they teach. However, the minority that does not work has seen a fragility with the theme. For teachers, the subjects of science and geography are the most appropriate to work in classroom education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22063 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseconcepcaointerdisciplinardocente.pdf | 448,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.