Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Madalena Monteiro dos
dc.date.accessioned2020-11-24T19:39:10Z-
dc.date.available2020-11-24T19:39:10Z-
dc.date.issued2013-03-09
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Madalena Monteiro dos. Um estudo sobre a necessidade de dietas especiais na alimentação escolar. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22052-
dc.description.abstractSchool feeding is the right of all students enrolled in public schools in Brazil. Even students with special dietary needs for health reasons, must be met with daily school feeding and quality, according to their time at school. This right is guaranteed by Brazilian law, especially in the National School Feeding (PNAE) and funded by public funds, which are passed on to local governments for the purchase of foodstuffs or hiring the services of subcontractors. This work aimed to make a comparative analysis between the guidelines and the reality of the Program implemented in the school feeding program for students in need of special diet, in two municipalities of Paraná (Curitiba and Colombo). Initially sought to determine how the laws should be dealt with school feeding, especially to those with special dietary needs. Then a survey was made of how the school feeding policy has been applied in each municipality, distinguishing peculiarities. Interviews were conducted with nutritionists responsible for the preparation of menus in each city, highlighting how the menu is prepared, which the frequency of revision of this menu, the menu for those with special dietary requirements, testing acceptance, preferences of students and procedures enrollment for students with special dietary needs. Through analysis of these interviews, it was revealed that the two counties are inserted by the Program and theoretically meet its guidelines.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectLevantamentos nutricionaispt_BR
dc.subjectSchool children - Foodpt_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.subjectNutrition surveyspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a necessidade de dietas especiais na alimentação escolarpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA alimentação escolar é direito de todos os alunos matriculados em escolas públicas no Brasil. Mesmo os alunos com necessidades alimentares especiais por questões de saúde, devem ser atendidos com alimentação escolar diária e de qualidade, de acordo com a sua permanência na escola. Esse direito é garantido na legislação brasileira, em especial no Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e financiado por verbas públicas, que são repassadas às prefeituras para aquisição dos gêneros alimentícios ou contratação dos serviços de empresas terceirizadas. Este trabalho teve como principal objetivo fazer uma análise comparativa entre as diretrizes do PNAE e a realidade aplicada no programa de alimentação escolar para alunos com necessidade de dieta especial, em dois municípios do Paraná (Colombo e Curitiba). Inicialmente, buscaram-se as leis que determinam como deve ser tratada a alimentação escolar, especialmente aos portadores de necessidades alimentares especiais. Em seguida foi feito um levantamento de como a política da alimentação escolar vem sendo aplicada em cada município, diferenciando suas peculiaridades. Foram feitas entrevistas com as nutricionistas responsáveis pela elaboração dos cardápios em cada município, destacando como é elaborado o cardápio, qual a frequência de revisão deste cardápio, o cardápio para os portadores de necessidades alimentares especiais, testes de aceitabilidade, preferências dos alunos e procedimentos de matrícula para alunos com necessidades alimentares especiais. Através da análise destas entrevistas, foi possível perceber que os dois municípios estão inseridos no PNAE e teoricamente cumprem suas diretrizes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_51.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.