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dc.creatorMendes, Ecrisia
dc.date.accessioned2020-11-24T19:38:52Z-
dc.date.available2020-11-24T19:38:52Z-
dc.date.issued2014-04-05
dc.identifier.citationMENDES, Ecrisia. O ensino de ciências e a alimentação escolar na Escola Municipal Dom Pedro I. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22050-
dc.description.abstractThe research on this work had as its theme the importance of school meals, as it is known practice a qualitatively and quantitatively adequate nutrition is essential for proper growth and development of human beings, especially in the first years of life. A questionnaire about school feeding at the Municipal School for Dom Pedro I was applied to obtain data relating to food tastes of students and whether they are healthy or not and whether they are in accordance with the standards of the Brazilian National Food Program (PNAE) and the food pyramid. According to the results, in the teachers opinion the students often have a euphoric behavior at the time of feeding, many do not wash their hands, and the feeding schedules are adequate and attractive. From the data obtained from students , it was observed that most of them consume meat, and about 2 % do not consume any meat , 22 % eat meat once a week, 34 % consume 2-3 times a week and 42 % consume every day , 86% of students like salad and 14 % dislike . All students do like fruits, and 48 % consume between 1 and 3 fruits per day, 40% of the students consume above 3 fruits a week and 12% do not consume fruits per day. It was observed that 4 % of the students consumed beans 3 times a week, 8 % eat beans twice a week, 4 % consume once a week, and 2 % do not eat beans and 82 % eat beans every day. It was noted that 96 % of the students would like to include certain types of foods in the school menus, such as pizza, soda, chocolate, hot dogs and ice cream, among other types of food. It was concluded that these foods suggested by the students, are not healthy and that future strategies should be conducted in order to encourage healthier eating habits. This work is a fundamental science education importance as it contributes to the learning and understanding of food which the school routine can be worked into the classroom, so that students of the sciences have a reference of how to work with themes school feeding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectNutrição - Pesquisapt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectSchool children - Foodpt_BR
dc.subjectNutrition - Researchpt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.titleO ensino de ciências e a alimentação escolar na Escola Municipal Dom Pedro Ipt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a importância da alimentação escolar, pois sabe-se que a prática de uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento dos seres humanos, sobre tudo nos primeiros anos de vida. Foi feita uma pesquisa sobre a alimentação escolar na Escola Municipal Dom Pedro I para se obter dados referentes ao gostos alimentares dos alunos e saber se estes são saudáveis ou não e se estão de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar e com a pirâmide alimentar. De acordo com os resultados, na opinião dos professores os alunos muitas vezes têm um comportamento eufórico na hora de se alimentar, muitos não lavam as mãos, os horários são adequados e a alimentação é atrativa. Nos dados obtidos dos alunos, observou-se que a maior parte consome carnes sendo que 2% não consome nenhum tipo de carne, 22% comem 1 vez na semana,34% consomem de 2 a 3 vezes e 42% consome todos os dias,86% dos alunos gostam de salada e 14% não gostam. Todos os alunos afirmaram gostar de frutas, sendo que 48% consomem de 1 a 3 frutas por dia, 40% consome mais de 3 frutas e 12% não consome nenhum fruta por dia. Observou-se que 4% dos alunos consomem feijão 3 vezes na semana,8% consomem 2 vezes na semana, 4% 1 vez na semana,2% não come feijão e 82% come feijão todos os dias. Notou-se que 96% dos alunos gostariam que fossem incluídos certos tipos de alimentos no cardápio escolar como, por exemplo, pizza, refrigerante, chocolates, cachorro - quente, sorvete, dentre outros alimentos. Conclui-se que estes alimentos sugeridos pelos alunos, não são saudáveis e que estratégias futuras devem ser conduzidas no sentido de se motivar hábitos alimentares mais saudáveis. Este trabalho tem uma importância fundamental para o ensino de ciências, pois contribui para o aprendizado e compreensão da rotina alimentar dos escolares do qual poderá ser trabalhado em sala de aula, para que os alunos da área de ciências tenham uma referência de como trabalhar com temas de alimentação nas escolas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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