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dc.creatorFreitas, Pedro Henrique de-
dc.date.accessioned2017-07-10T21:01:50Z-
dc.date.available2017-07-10T21:01:50Z-
dc.date.issued2016-06-22-
dc.identifier.citationFREITAS, Pedro Henrique de. Vídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiais. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2200-
dc.descriptionAcompanha: Uso de filmes de entretenimento no ensino de ecologiapt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the use of entertainment film clips as a resource for discussion of the contents so as to stimulate students in learning Brazilian Biomes and World. Sought to understanding the learning process of scientific concepts by students from the application of two Teaching Units, designed as an educational product, supported by the Meaningful Learning Theory of Ausubel and the reflections Moreira (2010). As methodology, the qualitative approach using the phenomenological method. Data were obtained through the application of a questionnaire to obtain the prior knowledge and making concept maps by students from the application of the activity. After the preparation of maps, students orally explained their production in order to understand the relationships and hierarchies they did about the content. Through this research, it was possible to demonstrate that the use of entertainment videos in education contributes to learning concepts when used in a structured and planned way, with the teacher as facilitator of debates, promoting relations between the presented object and knowledge scientific. Thus, it can be said that by incorporating entertainment film clips in teaching can promote meaningful learning of concepts and not only the motivation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectVideoteipes na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBiotic communitiespt_BR
dc.subjectVideo tapes in educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectConcept mappingpt_BR
dc.titleVídeos de entretenimento no ensino de ciências: aprendizagem de biomas brasileiros e mundiaispt_BR
dc.title.alternativeEntertainment videos in science education: learning brazilian and global biomespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a utilização de trechos de filmes de entretenimento, como recurso para discussão dos conteúdos de maneira que estimulasse os alunos na aprendizagem de Biomas Brasileiros e Mundiais. Buscou se a compreensão acerca do processo de aprendizagem dos conceitos científicos pelos alunos, a partir da aplicação de duas Sequências Didáticas, elaboradas como produto educacional, sustentadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas reflexões de Moreira (2010). Como metodologia, a abordagem foi qualitativa, utilizando o método fenomenológico. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário para obtenção dos conhecimentos prévios e da confecção de Mapas Conceituais pelos alunos, a partir da aplicação da atividade. Após a elaboração dos Mapas, os alunos explicaram oralmente sua produção a fim de se compreender as relações e hierarquizações que eles fizeram acerca do conteúdo. Por meio dessa pesquisa, foi possível demonstrar que a utilização de vídeos de entretenimento no ensino colabora para a aprendizagem de conceitos, quando utilizadas de maneira estruturada e planejada, tendo o professor como mediador de debates, promovendo as relações entre o objeto apresentado e o conhecimento científico. Sendo assim, pode- se afirmar que, ao incorporar trechos de filmes de entretenimento no ensino, é possível promover a aprendizagem significativa de conceitos e não somente a motivação dos alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1648340883158650pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078830840463434pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de-
dc.contributor.referee2Meglhioratti, Fernanda Aparecida-
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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