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dc.creatorClaussen, Sandra
dc.date.accessioned2020-11-24T19:30:52Z-
dc.date.available2020-11-24T19:30:52Z-
dc.date.issued2013-03-02
dc.identifier.citationCLAUSSEN, Sandra. Avaliação da alimentação de crianças em idade pré- escolar de uma escola municipal de Santa Terezinha de Itaipu - PR. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21992-
dc.description.abstractThe aim of this study was to know the power of children in preschool a municipal school of Santa Terezinha de Itaipu and inform them clearly what is the importance of proper nutrition for their development. We first carried out the evaluation of school meals to children aged approximately three years later was asked to nutritionist from the city council of Santa Terezinha de Itaipu providing the weekly menu offered to children, and then was made to accept some food, which were presented to children in the form of a poster. No need to use the school as a space for intervention, aiming at the formation and expansion of childhood experiences in the development of healthy eating habits. The school must have parents as allies, to make them aware of what their children are consuming. The schools, in turn, should be institutions that encourage the formation of healthy eating habits from childhood, but what is observed in some establishments in practice food menus are monotonous and consist of foods. This study confirmed the high consumption of sweets for children aged 3 years, and foods with greater acceptability were the chocolates (100%), candy (100%) and ice cream (96.7%), which despite little age, all children like, probably indicating that parents provide their children early. Ë possible to highlight that the conversation and presentation of unfamiliar foods, children accept prove to know, but reject later when the palate does not suit them. And with the time spent in school, children become more healthy and resistant to disease, leading to truly believe that eating habits and meals offered to them at home are not appropriate for their age group.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectCrianças - Nutriçãopt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectSchool children - Foodpt_BR
dc.subjectChildren - Nutritionpt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.titleAvaliação da alimentação de crianças em idade pré-escolar de uma escola municipal de Santa Terezinha de Itaipu - PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi conhecer a alimentação de crianças em idade pré-escolar uma escola municipal de Santa Terezinha de Itaipu e informá-los de forma clara qual a importância de uma alimentação correta para o seu desenvolvimento. Primeiramente foi realizada a avaliação da merenda escolar com crianças na faixa etária de aproximadamente 3 anos, posteriormente foi solicitado à nutricionista da prefeitura da cidade de Santa Terezinha de Itaipu o fornecimento do cardápio semanal oferecido às crianças, e em seguida, foi realizada a aceitação alguns alimentos, os quais foram apresentados às crianças na forma de um cartaz. Há necessidade de utilizar a escola como espaço para intervenção nutricional, visando à formação e ampliação das experiências infantis no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. A escola deve ter os pais como aliados, para que fiquem atentos ao que seus filhos estão consumindo. As escolas, por sua vez, deveriam ser instituições que incentivam a formação dos hábitos alimentares saudáveis desde a infância, porém o que se observa, em alguns estabelecimentos, na prática alimentar são cardápios monótonos e compostos por alimentos industrializados. Este estudo comprovou o elevado consumo de guloseimas pelas crianças na faixa etária dos 3 anos, sendo que os alimentos com maior aceitabilidade foram os chocolates (100%), balas (100%) e sorvetes (96,7%), que apesar da pouca idade, todas as crianças gostam, indicando provavelmente que os pais oferecem a seus filhos desde cedo. Ë possível destacar que pela conversação e apresentação de alimentos desconhecidos, as crianças aceitam provar para conhecer, porém rejeitam depois quando o paladar não lhes agrada. E com o tempo de permanência na escola, as crianças vão se tornando mais saudáveis e resistentes às doenças, levando a acreditar que realmente os hábitos alimentares ou as refeições que lhes são oferecidas em casa são inadequadas para a sua faixa etária.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Canan, Cristiane
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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