Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21977
Título: | Tabuada, o x da questão |
Título(s) alternativo(s): | Tabuada, the x of question |
Autor(es): | Poncio Júnior, Ângelo |
Orientador(es): | Ottobelli, Ivonei |
Palavras-chave: | Multiplicação Raciocínio Memória Multiplication Reasoning Memory |
Data do documento: | 4-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PONCIO JÚNIOR, Ângelo. Tabuada, o x da questão. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Diante da aparente dificuldade dos alunos do quarto e quinto anos do Ensino fundamental em realizar a operação matemática da multiplicação, devido à falta de memorização da tabuada, ocasionando erros na execução do algoritmo, este trabalho tem por objetivo apresentar algumas possibilidades de trabalho em sala de aula a fim de que o professor possa auxiliar seus alunos na memorização da tabuada. Essa pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com os professores de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Araras, onde foram abordadas questões sobre as suas práticas pedagógicas, e em seguida apresentadas sugestões de uma metodologia e técnica de memorização para serem aplicadas com os alunos. A proposta apresenta um novo estímulo aos alunos para memorizarem a tabuada, otimizando assim, a resolução da operação da multiplicação. Portanto concluiu-se que a aplicabilidade do processo mnemônico apresentado pode possibilitar aos alunos uma forma mais visível, concreta e prazerosa para a resolução da operação da multiplicação. |
Abstract: | Faced with the apparent difficulty of the fourth and fifth years of elementary school to perform the mathematical operation of multiplication, due to the lack of memorization of the table, causing errors in the execution of the algorithm, this work aims to present some possibilities of working in the classroom. Classroom so that the teacher can help his students memorize the tables. This research of a qualitative nature was carried out with the teachers of a school of the Araras Municipal Teaching Network, where questions about their pedagogical practices were approached, and then suggestions of a methodology and technique of memorization to be applied with the students. The proposal presents a new stimulus to students to memorize the table, thus optimizing the resolution of the multiplication operation. Therefore, it was concluded that the applicability of the presented mnemonic process can allow the students a more visible, concrete and pleasurable way to solve the operation of the multiplication. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21977 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_17.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.