Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Renata Cristina
dc.date.accessioned2020-11-24T19:25:48Z-
dc.date.available2020-11-24T19:25:48Z-
dc.date.issued2011-08-27
dc.identifier.citationARRUDA, Renata Cristina. A saúde e a educação alimentar infantil no processo de ensino. 2011. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21950-
dc.description.abstractThis study sought to understand the influences of media and family in the formation of eating habits of children aged 5-6 years, to rethink what is the role of school and more specifically the teaching of science in the education food. This study was administered to 16 children regularly enrolled in the public municipal Jaú, Garden in class II. Thus, it was discussed education as a tool for reflection and change, and how the school needs to occupy a significant role in education to ensure that children and their families are aware of the importance of a healthy, balanced diet for quality of life and prevention of chronic diseases like heart problems, high blood pressure and diabetes associated with overweight and obesity. The study emphasized the need for continued education of food, which should start from early childhood education, advising the family's involvement with the school to ensure effective changes in eating habits. The results showed that the partnership between school and family has brought positive influence on the eating behavior of children who have become more flexible about the testing and acceptance of new foods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectPreferências alimentares em criançaspt_BR
dc.subjectObesidade em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Nutrição - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectFoodpt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectFood preferences in childrenpt_BR
dc.subjectObesity in childrenpt_BR
dc.subjectChildren - Nutrition - Psychological aspectspt_BR
dc.titleA saúde e a educação alimentar infantil no processo de ensinopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou conhecer as influências da mídia e da família na formação dos hábitos alimentares das crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, para repensar qual é o papel da escola e mais especificamente do ensino de ciências no processo de educação alimentar. Este estudo foi aplicado em 16 crianças, regularmente matriculadas na rede pública municipal de Jaú, na classe de Jardim II. Assim, discutiu-se o ensino como instrumento de reflexão e mudança, e como a escola precisa ocupar um papel significante na educação infantil para assegurar que as crianças, bem como seus familiares, se conscientizem da importância de uma alimentação saudável e balanceada para a qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas como problemas do coração, pressão alta e diabetes ligadas ao excesso de peso e a obesidade. A pesquisa enfatizou a necessidade de um trabalho contínuo de educação alimentar, que deve iniciar desde o ensino infantil, recomendando o envolvimento da família com a escola para assegurar mudanças efetivas na prática alimentar. Os resultados mostraram que a parceria da escola com a família trouxe influência positiva sobre o comportamento alimentar das crianças, que se tornaram mais flexíveis quanto à experimentação e aceitação de novos alimentos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Porcu, Ornella Maria
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_03.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.