Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21936
Título: | Educação além da sala de aula: o uso racional da água, no ensino de ciências |
Autor(es): | Ferreira, Isaltina de Moraes Leonel |
Orientador(es): | Bresolin, Adriano de Andrade |
Palavras-chave: | Vida sustentável Ensino - Metodologia Água - Uso Sustainable living Teaching - Methodology Water use |
Data do documento: | 23-Mar-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FERREIRA, Isaltina Moraes Leonel. Educação além da sala de aula: o uso racional da água, no ensino de ciências. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Este trabalho de monografia visa mostrar a importância de usar o ambiente não formal para desenvolver e aprofundar o ensino de ciências. Quando bem planejada, essa aula diferenciada serve para vivenciar na prática o que foi aprendido na teoria, além de estimular os alunos aos bons hábitos sociais, desenvolver o olhar crítico e se tornar multiplicadores de novos conhecimentos entre seus familiares e círculo social. Saber que a água é um bem precioso, vital e findável, tudo isso vem ao encontro dos objetivos dos PCN no ensino de Ciências. A visita à ETA da SABESP de Itapetininga complementa os ensinamentos adquiridos em sala de aula conhecendo o ciclo da água. Todo o processo da captação e tratamento até a distribuição da água que chega às torneiras de sua casa e o seu uso racional. Após a visita, foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pelos alunos para identificar o que as crianças acharam dessa aula e se houve mudança de hábitos quanto ao uso da água. |
Abstract: | This thesis work aims to show the importance of using non-formal environment, to develop and enhance the teaching of science. When well planned, this class differentiated, serves to experience in practice what has been learned in theory, besides encouraging students to good social habits, develop critical eye and become multipliers of new knowledge among their family and social circle. Knowing that water is a precious and vital, it all comes to meeting the objectives of the PCN in science teaching. Visit the ETA SABESP Itapetininga complements the lessons learned in the classroom, knowing the water cycle, the entire process of capturing and processing to distribution of water that reaches the taps of your home and its rational use. After visiting a search was applied to those responsible for the student to identify what children found that class and if there was a change of habits in the use of water. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21936 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_III_2012_32.pdf | 938,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.