Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrumati, Keli Cristina
dc.date.accessioned2020-11-24T19:23:38Z-
dc.date.available2020-11-24T19:23:38Z-
dc.date.issued2011-05-18
dc.identifier.citationBRUMATI, Keli Cristina. A educação ambiental no ensino em ciências. 2011. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21930-
dc.description.abstractThis work was subject to environmental education and has the aim to demonstrate the importance of environmental education in science teaching. Reassess how environmental issues are addressed in the teaching of science through the analysis of teaching practices of science teachers with regard to environmental education in elementary schools. The work was motivated by literature and field research was used as a tool to assess the level of environmental awareness among teachers and students. Through field research with teachers and students perceived that despite highlighting the problems related to environmental issues - disposal of garbage, recycling, energy conservation - to the detriment of the problems linked to the sphere of production, the causes are not analyzed deeply and Education Environmental does not fall within the curriculum context of meaningful way, not being a main tool in combating environmental degradation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectÉtica ambientalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPerceptionpt_BR
dc.subjectEnvironmental ethicspt_BR
dc.titleA educação ambiental no ensino em ciênciaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a Educação Ambiental e teve por objetivo principal demonstrar a importância da Educação Ambiental no Ensino das Ciências. Reavaliar como as questões ambientais são tratadas no ensino de Ciências através da análise das práticas pedagógicas dos professores de Ciências no que se refere à educação ambiental no ensino fundamental. O trabalho desenvolvido foi fundamentado através de pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo foi utilizada como ferramenta para avaliar o nível de consciência ambiental dos docentes e discentes. Através da pesquisa de campo com professores e alunos percebeu-se que apesar de ressaltar os problemas relacionados às questões ambientais - destino do lixo, reciclagem, poupar energia - em detrimento dos problemas ligados à esfera da produção, as causas não são profundamente analisadas e a Educação Ambiental ainda não se insere no contexto curricular de maneira efetiva, não sendo ferramenta principal no combate a depredação do meio ambiente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_08.pdf273,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.