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dc.creatorSantiago, Natalia Cristhie
dc.date.accessioned2020-11-24T19:17:59Z-
dc.date.available2020-11-24T19:17:59Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationSANTIAGO, Natalia Cristhie. O ensino e a aprendizagem das ciências dos alunos com surdez. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21869-
dc.description.abstractThis work had as thematic to verify how the science teachers who teach in public schools, located in the municipality of Paraguaçu Paulista - SP - have been working abstract scientific concepts in classrooms where deaf students attending . The subjects consisted of two Pounds's interpreters and three teachers who teach the discipline of science to deaf students. To investigate the teaching and learning of sciences of deaf student’s, two semi-structured questionnaires, one for teachers and one for the interpreters were prepared. In relation to science teaching for the deaf, the data from this study showed that teachers and interpreters of pounds have found many obstacles in teaching and learning of scientific concepts, such as lack of training, lack of educational support’s material, lack of sign language’s knowledge by teachers. Already compared to a bilingual education, this study demonstrated that many changes still need to happen in schools, so that effectively the teaching and learning of these students can fit in this philosophy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem das ciências dos alunos com surdezpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática verificar como os professores de ciências que lecionam nas escolas municipais, localizadas no município de Paraguaçu Paulista - SP - vêm trabalhando conceitos científicos abstratos em salas de aula onde frequentam alunos surdos. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a dois interpretes de Libras e três professoras que lecionam a disciplina de ciências para alunos surdos. Para investigar o ensino e aprendizagem de ciências dos alunos surdos foram elaborados dois questionários semi-estruturados, um para as professoras e um para as interpretes. Em relação ao ensino de Ciências para surdos, os dados desta pesquisa mostraram que professoras e intérpretes de Libras têm encontrado diversos empecilhos no ensino e aprendizagem de conceitos científicos abstratos, como a falta de capacitação, ausência de material de apoio didático, desconhecimento da língua de sinais por parte das professoras. Já com relação a um ensino bilíngue, o presente estudo demonstrou que muitas mudanças ainda precisam acontecer nas escolas, para que efetivamente o ensino e aprendizagem desses educandos possa se encaixar nessa filosofia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Plestch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
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