Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21755
Título: | A importância da experimentação no ensino de física para alunos do 2º ano do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Experimentation the importance of physical education for students of the 2nd year of high school |
Autor(es): | Souza, Robineide Borges de |
Orientador(es): | Pletsch, Adelmo Lowe |
Palavras-chave: | Aprendizagem experimental Ensino Metodologia Experiential learning Teaching Methodology |
Data do documento: | 4-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SOUZA, Robineide Borges de. A importância da experimentação no ensino de física para alunos do 2º ano do ensino médio. 2015. 43 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este trabalho discute o papel da experimentação no ensino de Física e, por meio de contribuições teóricas, ressalta a importância dessa metodologia no processo ensinoaprendizagem. A partir de uma entrevista com professores de Física, coordenação e direção da escola foram levantadas as principais dificuldades na realização de aulas práticas. Tendo em vista verificar a aprendizagem do aluno por meio dessa metodologia e elaboração de materiais que pudessem ser utilizados pelos professores, em outras turmas, foram desenvolvidas, com alunos do 2º ano do ensino médio, algumas atividades experimentais como: Lâmina Bimetálica (Termostato), Anel de Gravesande (chave e cadeado), Mini Ar Condicionado, Condução do Calor por meio de uma barra metálica, Irradiação do Calor em uma lâmpada Incandescente, Máquina Térmica e Máquina a Vapor (Usina Termoelétrica). Todos os experimentos foram confeccionados utilizando materiais reciclados e/ou de baixo custo envolvendo conteúdos da física térmica. Diante a participação dos alunos no desenvolvimento das aulas experimentais, deste trabalho, onde demonstraram curiosidade e entusiasmo na realização de todas as etapas da atividade proposta, observa-se que as aulas se tornaram mais interessantes, de fácil compreensão, possibilitando um relevante aprendizado, tanto na disciplina em questão, quando nas demais, relacionadas à Ciência da natureza, uma vez que os temas estudados abordaram a interdisciplinaridade. |
Abstract: | This paper discusses the role of experimentation in teaching Physics and through theoretical contributions, emphasizes the importance of this methodology in the teaching-learning process. From an interview with teachers of physical, coordination and school towards the main difficulties in conducting practical classes were raised. In order to ascertain student learning through this methodology and preparation of materials that could be used by teachers in other classes were developed with students of the 2nd year of high school, some experimental activities such as bimetallic strip (thermostat) Gravezande ring (key and lock), Mini Air Conditioning, driving the heat through a metal bar, irradiation Heat in a Incandescent lamp, Thermal Machine and Machine Steam (Thermal Power Plant). All experiments were made using recycled materials and / or low-cost involving thermal physics content. On student participation in the development of experimental classes, this work, which showed curiosity and enthusiasm in carrying out all the steps of the proposed activity, it is observed that the lessons have become more interesting, easy to understand, enabling a relevant learning, both in the discipline in question, as in other, related to the science of nature, since the studied subjects addressed interdisciplinarity. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21755 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_72.pdf | 851,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.