Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21744
Título: | A educação como aliada à prevenção da AIDS na adolescência |
Título(s) alternativo(s): | Education as an ally in the prevention of AIDS in adolescence |
Autor(es): | Martins, Adriana Simplicio Flor |
Orientador(es): | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de |
Palavras-chave: | Doenças sexualmente transmissíveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento Infecções por HIV Sexually transmitted diseases Interdisciplinary approach to knowledge HIV infections |
Data do documento: | 21-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MARTINS, Adriana Simplicio Flor. A educação como aliada à prevenção da AIDS na adolescência. 2015. 47 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema a Educação sendo utilizada com o objetivo de esclarecer aos alunos o aumento do número de casos de AIDS na adolescência, visando a diminuição de contagio e consequentemente a disseminação da doença. É sabido que no caso da AIDS a prevenção é o único meio de evitar a doença, já que ainda não existe cura. As pesquisas apontam um aumento do número de casos nessa faixa etária e é difícil de entender porque embora em um mundo tão globalizado em meio a uma faixa etária da população com tanto acesso, o porquê de isso estar acontecendo. O presente trabalho utilizou a pesquisa de campo como metodologia para fazer um levantamento através de um questionário aplicado a alunos do 9º ano de uma Escola Municipal de São José dos Campos. Com os resultados do questionário pode-se avaliar por meio de planilhas, o nível de compreensão e conhecimento dos alunos, sendo que houve uma grande porcentagem de erros, 90% e 40% nas questões relacionadas ao contágio da AIDS pelo beijo e relações sexuais, respectivamente. Por meio do preparo de aulas, visando esclarecer as questões nas quais os alunos mais tinham dúvidas, observou-se um aproveitamento de 90%, o que foi avaliado através das aulas de matemática com a interpretação dos dados expostos, e na elaboração dos cartazes nas aulas de artes, onde participaram de 99% dos alunos. Portanto, fica evidente que os resultados positivos são mais facilmente alcançados quando é conhecido o público alvo, pois assim, pode-se fazer uma avaliação sobre o conhecimento dos alunos, e utilizar ferramentas como a interdisciplinaridade, para elaborar planos de aula, buscando intervir na prevenção e propagação da AIDS. |
Abstract: | This work has the theme Education being used in order to explain to students the increasing number of AIDS cases in adolescence in order to decrease contagion and thus the spread of the disease .It is known that in the case of AIDS prevention is the only way to avoid the disease, since there is still no cure. .The Research indicates an increase in the number of cases in this age group and it is difficult to understand why in such a globalized world in the midst of an age group of the population with such access, why it is happening. This study used field research as a methodology to survey through a questionnaire administered to students in 9th grade of a Municipal School in São José dos Campos. With the results obtain ad through the questionnaire, it was possible to evaluate through spreadsheets, the level of understanding and knowledge of students, and there was a large percentage of errors, 90% and 40% in issues related to the spread of AIDS by kissing and sex, respectively. By preparing lessons, aiming to clarify the issues in which most students had questions, there was a utilization of 90%, which was evaluated by mathematics classes, which helped the interpretation of the data presented, and through preparation of the posters in art classes, accounting for 99% of the students. Therefore, it is clear that the positive results are more easily achieved when the target audience is known, and the assessment of students' knowledge can be made, using tools through interdisciplinary resources, to prepare lesson plans as well, seeking to intervene in the preventing the spread of AIDS. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21744 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_3.pdf | 587,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.