Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fragoso, Marco Aurélio Soares | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:10:42Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:10:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-22 | |
dc.identifier.citation | FRAGOSO, Marco Aurélio Soares. O aprendizado sobre o corpo humano por meio da teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1985). 2014. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21740 | - |
dc.description.abstract | The proposed use of the Theory of Multiple Intelligences Gardner, in the classroom , aims to develop the student 's perception about the importance of the study of the human body, where the student will have the opportunity through the discipline of Sciences , differently from enjoying their ability to interact with this knowledge . Thus, the objective of this research was to analyze student learning through this different methodology of teaching and learning used at the state College Maria Montessori in Curitiba - PR. The development has been outlined with an introduction to the issues related to the human body, with description of contents, followed by activities in the classroom, exploring the dynamic and contextualized through a discussion based on formal knowledge and its transformation into practical content giving a meaning knowledge related to the human body. Thus, it contributes to the formation of the student, allowing it to interpret facts, phenomena and natural processes in addition to understanding the interaction of your own body with nature, where he was an active agent in the formation of their knowledge. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Inteligências múltiplas | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Multiple intelligences | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | O aprendizado sobre o corpo humano por meio da teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1985) | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta da utilização da Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, em sala de aula, visa desenvolver no estudante a percepção sobre a importância do estudo do corpo humano, onde o educando terá a oportunidade através da disciplina de Ciências, de forma diferenciada de aproveitar a sua capacidade para interagir com este conhecimento. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a aprendizagem dos estudantes, através desta metodologia diferenciada de ensino aprendizagem utilizada no Colégio estadual Maria Montessori em Curitiba-PR. O desenvolvimento foi delineado com a introdução aos temas relacionados ao corpo humano, com exposição dos conteúdos, seguido por atividades em sala, explorando de forma dinâmica e contextualizada, através uma reflexão baseando-se no conhecimento formal e sua transformação em conteúdo prático dando um significado ao conhecimento referente ao corpo humano. Com isso, contribui-se na formação do estudante, permitindo que ele possa interpretar fatos, fenômenos e processos naturais além de entender a interação do seu próprio corpo com a natureza, onde foi um agente ativo da formação do seu conhecimento. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014_65.pdf | 250,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.