Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKlagenberg, Tania Becker
dc.date.accessioned2020-11-24T18:27:12Z-
dc.date.available2020-11-24T18:27:12Z-
dc.date.issued2018-08-03
dc.identifier.citationKLAGENBERG, Tania Becker. Desafios e competências necessárias ao gestor escolar. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21649-
dc.description.abstractThis study presents a bibliographical approach about the competences required by the school administrator, in the new guidelines of the Conselho Nacional de Educação (Brazilian National Education Board). The main objectives of the work are the identification of the main changes brought in the legislation, presenting the structure and organization of basic education in Brazil. And describe responsibilities of the manager and the municipality with regard to early childhood education and how the process of democratic management in the pursuit of quality education, and the importance of continuing education of these professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Qualidadept_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas elementarespt_BR
dc.subjectEducation - Qualitypt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectSchool management and organizationpt_BR
dc.subjectElementary schoolspt_BR
dc.titleDesafios e competências necessárias ao gestor escolarpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma abordagem bibliográfica descritiva acerca das competências necessárias ao gestor escolar municipal, diante das novas Diretrizes do Conselho Nacional de Educação. Os principais objetivos do trabalho são a identificação das principais alterações trazidas na legislação, apresentando a estrutura e organização da educação básica no Brasil. E descrever responsabilidades do gestor e do município com relação à educação infantil e como se dá o processo de gestão democrática na busca do ensino de qualidade, além da importância da formação continuada destes profissionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Niada, Áurea Cristina Magalhães
dc.contributor.referee1Niada, Aurea Cristina Magalhães
dc.contributor.referee2Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee3Myszczuk, Ana Paula
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMR_VI_2018_19.pdf431,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.