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dc.creatorOliveira, Adriana Santos de
dc.date.accessioned2020-11-24T18:26:04Z-
dc.date.available2020-11-24T18:26:04Z-
dc.date.issued2018-10-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriana Santos de. Os desafios dos convênios públicos na educação profissional técnica. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21643-
dc.description.abstractThis research presents a theoretical-conceptual approach to the issue of public agreements in professional technical education, in the State of São Paulo, which focuses on the expansion of attendance to the demand for Vocational Education. Collaboration fo r the training of young people who are looking for a specific training to enable them to enter the labor market quickly, or even a promotion in the area where they already work, to develop and apply entrepreneurial skills and attitudes in the labor market and can foster the creation of new businesses, contributing as qualified professionals to meet the social and economic evelopment needs of their city and region. The objective of this study was to analyze the advantages and disadvantages of the system of agreement for the provision of vocational technical education in the State of São Paulo. The State Center of Technological Education in São Paulo, allows the expansion of the offer of education, in order to serve municipalities in which there is demand from different productive sectors. This service is provided through partnerships with municipalities, not for profit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectParceria público-privadapt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectTechnical educationpt_BR
dc.subjectPublic-private sector cooperationpt_BR
dc.titleOs desafios dos convênios públicos na educação profissional técnicapt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of public agreements in technical vocational educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão dos convênios públicos na educação profissional técnica, no Estado de São Paulo, que tem como foco a expansão do atendimento à demanda por Educação Profissional. A colaboração para a formação de jovens que buscam uma formação específica capaz de possibilitar o rápido ingresso no mercado de trabalho, ou até mesmo uma promoção na área onde já atuam, para que desenvolvam e apliquem as habilidades e atitudes empreendedoras no mercado de trabalho e possam fomentar a criação de novos negócios, contribuindo como profissionais capacitados para atender às necessidades do desenvolvimento social e econômico de sua cidade e região. O objetivo do trabalho foi analisar as vantagens e desvantagens do sistema de convênio para a oferta de ensino técnico profissionalizante no Estado de São Paulo. O Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo permite a ampliação da oferta de ensino, de modo a atender municípios em que há demanda de diferentes setores produtivos. Esse atendimento se dá por meio de parcerias com prefeituras, sem fins lucrativos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee1Torres, Ricardo Lobato
dc.contributor.referee2Catapan, Anderson
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.publisher.programGestão Pública Municipalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
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