Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21643
Título: | Os desafios dos convênios públicos na educação profissional técnica |
Título(s) alternativo(s): | The challenges of public agreements in technical vocational education |
Autor(es): | Oliveira, Adriana Santos de |
Orientador(es): | Torres, Ricardo Lobato |
Palavras-chave: | Ensino profissional Ensino técnico Parceria público-privada Professional education Technical education Public-private sector cooperation |
Data do documento: | 24-Out-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Adriana Santos de. Os desafios dos convênios públicos na educação profissional técnica. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2018 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da questão dos convênios públicos na educação profissional técnica, no Estado de São Paulo, que tem como foco a expansão do atendimento à demanda por Educação Profissional. A colaboração para a formação de jovens que buscam uma formação específica capaz de possibilitar o rápido ingresso no mercado de trabalho, ou até mesmo uma promoção na área onde já atuam, para que desenvolvam e apliquem as habilidades e atitudes empreendedoras no mercado de trabalho e possam fomentar a criação de novos negócios, contribuindo como profissionais capacitados para atender às necessidades do desenvolvimento social e econômico de sua cidade e região. O objetivo do trabalho foi analisar as vantagens e desvantagens do sistema de convênio para a oferta de ensino técnico profissionalizante no Estado de São Paulo. O Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo permite a ampliação da oferta de ensino, de modo a atender municípios em que há demanda de diferentes setores produtivos. Esse atendimento se dá por meio de parcerias com prefeituras, sem fins lucrativos. |
Abstract: | This research presents a theoretical-conceptual approach to the issue of public agreements in professional technical education, in the State of São Paulo, which focuses on the expansion of attendance to the demand for Vocational Education. Collaboration fo r the training of young people who are looking for a specific training to enable them to enter the labor market quickly, or even a promotion in the area where they already work, to develop and apply entrepreneurial skills and attitudes in the labor market and can foster the creation of new businesses, contributing as qualified professionals to meet the social and economic evelopment needs of their city and region. The objective of this study was to analyze the advantages and disadvantages of the system of agreement for the provision of vocational technical education in the State of São Paulo. The State Center of Technological Education in São Paulo, allows the expansion of the offer of education, in order to serve municipalities in which there is demand from different productive sectors. This service is provided through partnerships with municipalities, not for profit. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21643 |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão Pública Municipal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GPMP_VI_2018_01.pdf | 420,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.