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dc.creatorGonçalves, Edson-
dc.date.accessioned2017-06-26T21:39:33Z-
dc.date.available2017-06-26T21:39:33Z-
dc.date.issued2016-08-09-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Edson. Um estudo do conteúdo estruturante "Movimentos" por meio de experimentos com o trilho multifuncional. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2156-
dc.descriptionAcompanha: A aprendizagem do movimento uniforme (MU) e movimento uniforme variado (MUV) através do trilho multifuncionalpt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the details and results of a study that investigated the use of multifunctional rail in the teaching and learning of movements structuring content. The target audience of our study were 20 third-year students of the Teacher Training Course for Early Childhood Education and Early Years of elementary school, the Integrated High School Normal mode. The survey was conducted for the preparation and application of two sequences Didactic, the first on the issues Uniform Movement and Movement Uniform Varied and the second with the subjects Releases Oblique and Horizontal. Data were collected through three questionnaires and the observations. For quantitative analysis the responses were classified into four categories, and each category is assigned a numeric value: zero, one, two and three. This numerical quantification possible to calculate the conceptual gain between before and after the application of didactic sequences. For the qualitative analysis were assigned three categories, according to Ausubel learning criteria: representational learning, learning concepts and propositional learning. These two analyzes revealed both the quantitative aspects and the qualitative, the didactic sequences were well accepted by the students, showing that the multifunctional rail in the context of the Movement Uniform content, Motion Uniform Miscellaneous, Oblique Release and Horizontal Release may be an alternative in the process teaching and learning of physics for high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLaboratórios - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLaboratories - Equipment and suppliespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleUm estudo do conteúdo estruturante “Movimentos” por meio de experimentos com o trilho multifuncionalpt_BR
dc.title.alternativeA study of content structuring "Movements" through experiments with the multifunctional railpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho descreve os detalhes e resultados de uma pesquisa que investigou o uso do trilho multifuncional no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo estruturante ¨movimentos¨. O público-alvo do nosso estudo foram 20 alunos do terceiro ano do Curso de formação de Docentes para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Integrado ao Ensino Médio modalidade Normal. A pesquisa foi feita pela elaboração e aplicação de duas Sequências Didáticas, a primeira com relação aos temas Movimento Uniforme e Movimento Uniforme Variado e a segunda com relação aos temas Lançamentos Obliquo e Horizontal. Os dados foram coletados por meio de três questionários e pelas observações. Para a análise quantitativa as respostas foram classificadas em quatro categorias, sendo que para cada categoria se atribuiu um valor numérico: zero, um, dois e três. Essa quantificação numérica permitiu calcular o ganho conceitual entre o antes e o depois da aplicação das sequências didáticas. Para a análise qualitativa foram atribuídas três categorias, segundo os critérios de aprendizagem de Ausubel: aprendizagem representacional, aprendizagem de conceitos e aprendizagem proposicional. Estas duas análises revelaram, tanto pelo aspecto quantitativo como pelo qualitativo, que as sequências didáticas foram bem aceitas pelos alunos, evidenciando que o trilho multifuncional no contexto dos conteúdos Movimento Uniforme, Movimento Uniforme Variado, Lançamento Obliquo e Lançamento Horizontal pode ser uma alternativa no processo de ensino e aprendizagem de Física para o ensino médio.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502159315789150pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee2Carvalho, Marcelo Alves de-
dc.contributor.referee3Camargo Filho, Paulo Sergio de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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