Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNetzel, Rosangela Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2017-06-26T21:31:12Z-
dc.date.available2017-06-26T21:31:12Z-
dc.date.issued2016-05-14-
dc.identifier.citationNETZEL, Rosangela Maria de Almeida. Planejamento digital e literatura como elo interdisciplinar: sonhos possíveis. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2155-
dc.descriptionAcompanha: PLANPED: planejamento pedagógicopt_BR
dc.description.abstractHow can new technologies facilitate teacher‟s planning and practice? This was the question that motivated this study, with the main purpose of encouraging teachers from the first grades of the Elementary School to use the Complementary Collection, books which schools have because of Ministério da Educação initiatives. Thus, considering the new technologies as tools, under the Professional Master in Teaching extent, it aimed to develop a software called PLANPED Pedagogical Planning, structured as a database to be chosen during the teachers‟ planning. The relevance of this proposal was due to the possibilities of speeding up bureaucratic issues and to increase the interest in working with children‟s literary books in the classroom. The research was set up, methodologically, as an action research, combining bibliographic, analytical and applied characteristics. Served as theoretical basis the studies of Farias et al. (2011) and Luckesi (2002) on the pedagogical planning; Cosson (2009), Machado (2011), Bajard (2007), among others, on reading; and Kenski (2003) on new technologies applied to education. As by-products were developed Lesson Plans models, which arranged the work with content and the reading mediation, as well as training papers that supported the blended course taught about the subject. It was also created a website to publicize the digital program PLANPED and to share materials produced by the research participants. In this dissertation, therefore, it‟s presented initiatives in an attempt to combine new technologies to the pedagogical work that aims the school literacy practices, highlighting the teacher functions as a reading godfather and a writing master.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/pt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectLesson planningpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titlePlanejamento digital e literatura como elo interdisciplinar: sonhos possíveispt_BR
dc.title.alternativeDigital planning and literature as an interdisciplinary link: possible dreamspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoComo as novas tecnologias podem facilitar o planejamento e a prática docente? Essa foi a problemática que deu origem aos estudos aqui detalhados, tendo como objetivo principal motivar os docentes do Ensino Fundamental Inicial para o uso dos Acervos Complementares, presentes nas escolas por iniciativa do Ministério da Educação. Assim, considerando as novas tecnologias como ferramentas, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, buscou-se desenvolver o software PLANPED – Planejamento Pedagógico, estruturado como banco de dados a serem escolhidos durante o planejamento. A relevância de tal proposta deveu-se às possibilidades de agilizar questões burocráticas e de ampliar interesses quanto à abordagem de obras infantis em sala de aula. A pesquisa configurou-se, metodologicamente, como pesquisa-ação, mesclando características bibliográficas, analíticas e aplicadas. Serviram como fundamentação teórica as concepções de Farias et al. (2011) e Luckesi (2002) quanto ao planejamento pedagógico; de Cosson (2009), Machado (2011), Bajard (2007), entre outros, a respeito de leitura; e de Kenski (2003) sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino. Como subprodutos foram elaborados modelos de Planos de Aula, os quais conciliam trabalho com conteúdos e mediação de leitura, além de Cadernos de Formação que embasaram o Curso Semipresencial ministrado sobre o assunto. Também foi criado um website para divulgação do produto PLANPED e partilha de materiais produzidos pelas participantes da pesquisa. Nesta dissertação, portanto, apresentam-se iniciativas que aliam as novas tecnologias ao trabalho pedagógico que visa às práticas escolares de letramento, destacando-se as funções do professor como padrinho da leitura e mestre da escrita.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0572642059978675pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237448289578517pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee2Fregonezi, Durvali Emílio-
dc.contributor.referee3Menon, Maurício Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Netzel, Rosangela Maria de Almeida_2016.pdf12,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Netzel, Rosangela Maria de Almeida_2016_1.pdf6,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons