Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2155
Título: | Planejamento digital e literatura como elo interdisciplinar: sonhos possíveis |
Título(s) alternativo(s): | Digital planning and literature as an interdisciplinary link: possible dreams |
Autor(es): | Netzel, Rosangela Maria de Almeida |
Orientador(es): | Oliveira, Marilu Martens |
Palavras-chave: | Planejamento educacional Planos de aula Leitura Tecnologia da informação Educational planning Lesson planning Reading Information technology |
Data do documento: | 14-Mai-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | NETZEL, Rosangela Maria de Almeida. Planejamento digital e literatura como elo interdisciplinar: sonhos possíveis. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. |
Resumo: | Como as novas tecnologias podem facilitar o planejamento e a prática docente? Essa foi a problemática que deu origem aos estudos aqui detalhados, tendo como objetivo principal motivar os docentes do Ensino Fundamental Inicial para o uso dos Acervos Complementares, presentes nas escolas por iniciativa do Ministério da Educação. Assim, considerando as novas tecnologias como ferramentas, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, buscou-se desenvolver o software PLANPED – Planejamento Pedagógico, estruturado como banco de dados a serem escolhidos durante o planejamento. A relevância de tal proposta deveu-se às possibilidades de agilizar questões burocráticas e de ampliar interesses quanto à abordagem de obras infantis em sala de aula. A pesquisa configurou-se, metodologicamente, como pesquisa-ação, mesclando características bibliográficas, analíticas e aplicadas. Serviram como fundamentação teórica as concepções de Farias et al. (2011) e Luckesi (2002) quanto ao planejamento pedagógico; de Cosson (2009), Machado (2011), Bajard (2007), entre outros, a respeito de leitura; e de Kenski (2003) sobre novas tecnologias aplicadas ao ensino. Como subprodutos foram elaborados modelos de Planos de Aula, os quais conciliam trabalho com conteúdos e mediação de leitura, além de Cadernos de Formação que embasaram o Curso Semipresencial ministrado sobre o assunto. Também foi criado um website para divulgação do produto PLANPED e partilha de materiais produzidos pelas participantes da pesquisa. Nesta dissertação, portanto, apresentam-se iniciativas que aliam as novas tecnologias ao trabalho pedagógico que visa às práticas escolares de letramento, destacando-se as funções do professor como padrinho da leitura e mestre da escrita. |
Abstract: | How can new technologies facilitate teacher‟s planning and practice? This was the question that motivated this study, with the main purpose of encouraging teachers from the first grades of the Elementary School to use the Complementary Collection, books which schools have because of Ministério da Educação initiatives. Thus, considering the new technologies as tools, under the Professional Master in Teaching extent, it aimed to develop a software called PLANPED Pedagogical Planning, structured as a database to be chosen during the teachers‟ planning. The relevance of this proposal was due to the possibilities of speeding up bureaucratic issues and to increase the interest in working with children‟s literary books in the classroom. The research was set up, methodologically, as an action research, combining bibliographic, analytical and applied characteristics. Served as theoretical basis the studies of Farias et al. (2011) and Luckesi (2002) on the pedagogical planning; Cosson (2009), Machado (2011), Bajard (2007), among others, on reading; and Kenski (2003) on new technologies applied to education. As by-products were developed Lesson Plans models, which arranged the work with content and the reading mediation, as well as training papers that supported the blended course taught about the subject. It was also created a website to publicize the digital program PLANPED and to share materials produced by the research participants. In this dissertation, therefore, it‟s presented initiatives in an attempt to combine new technologies to the pedagogical work that aims the school literacy practices, highlighting the teacher functions as a reading godfather and a writing master. |
Descrição: | Acompanha: PLANPED: planejamento pedagógico |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2155 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Netzel, Rosangela Maria de Almeida_2016.pdf | 12,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Netzel, Rosangela Maria de Almeida_2016_1.pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons